O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é lembrado em todo o mundo no dia 1º de dezembro. A data foi instituída para alertar as pessoas para a necessidade de prevenção e reforçar a luta contra o preconceito que permeia as pessoas contaminadas. 
Graças aos esforços da sociedade civil organizada, foi possível construir respostas integrais à pandemia no Brasil. Contudo, o último Boletim Epidemiológico HIV/Aids, publicado anualmente pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, revelou que entre 2007 e 2020, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) um total de 342.459 novos casos de infecção pelo HIV no Brasil (30.943 só na região Nordeste).
O lema escolhido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS (UNAIDS) para 2021 é "Pôr fim às desigualdades, à AIDS e  às pandemias". Neste 1º de dezembro é importante reforçar a necessidade de prevenção da doença e o combate ao preconceito. Prevenir sempre será o melhor remédio. Na dúvida, faça o teste!

Com informações da Gestos