A passagem dos 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) foram comemorados pela Assembleia Legislativa, em Reunião Solene realizada na noite desta quarta (17). O Secretário de Políticas de Informática e Tecnologia do SINDPD/PE e Coordenador Regional do DIEESE, Dinaldo Lessa, participou da solenidade.
 
Fundado em 22 de dezembro de 1955 para medir o custo de vida e desenvolver pesquisas sobre a realidade econômica sob a ótica dos trabalhadores, o Dieese congrega hoje mais de 700 unidades sindicais.
 
“Nesses 60 anos, o Dieese realizou estudos inovadores e investiu na formação e educação sindical, prestando serviços a toda a sociedade’, ressaltou o deputado Zé Maurício (PP), que presidiu a cerimônia. A deputada Teresa Leitão (PT), que solicitou a homenagem, salientou que “a história do Dieese é marcada pela coerência com o princípio de servir aos trabalhadores, como um instrumento na clássica luta entre capital e trabalho”.
 
Diretora-executiva da instituição, Maria das Graças de Oliveira recebeu das mãos de Teresa Leitão uma placa alusiva à homenagem e agradeceu o reconhecimento. “O Dieese é um patrimônio do movimento sindical e da sociedade. É num momento como esse que devemos valorizá-lo, pois ele nos permite ir para mesas de negociação e para as ruas conhecendo mais a nossa realidade econômica”, declarou.