Durante pronunciamento na Câmara Municipal do Recife nessa terça-feira, 11/2, o vereador João da Costa (PT) criticou o governo federal pela política de desmonte das empresas públicas federais e defendeu o não fechamento de 20 unidades da DATAPREV no Brasil. Pernambuco é um dos estados afetados pela medida, que prevê ainda a demissão de quase 500 trabalhadores da DATAPREV no país. 
Durante sua fala, que contou com o aparte dos vereadores Ivan Moraes (PSOL) e  Jayme Asfora (sem partido), João da Costa defendeu a DATAPREV e em um momento seguinte, apresentou requerimento para a realização de uma Audiência Pública sobre o tema na próxima segunda-feira, 17/2, às 9h, na Câmara de Vereadores. 
Com o requerimento aprovado, João da Costa convidou todos os demais vereadores a se somarem a essa luta e comparecerem à Audiência. Empregados da DATAPREV e a direção do SINDPD-PE estiveram no plenário da Câmara acompanhando o debate.
O vereador Rodrigo Coutinho (SD) informou que a bancada já está ciente e através do deputado federal Carlos Veras (PT), já foi agendada reunião do sindicato e empregados com o Coordenador da bancada de Pernambuco na Câmara Federal, deputado Augusto Coutinho.