No Carnaval 2019 as mulheres cutistas estarão mais uma vez nas ruas! O bloco Mulheres CUTucando, organizado pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), ocupará as ruas nesta quinta-feira (28/02) e a concentração será na Avenida Rio Branco (pracinha Ascenso Ferreira, em frente ao restaurante “O Poeta”), a partir das 18h. As camisas do bloco estão sendo vendidas na sede da CUT.

O bloco vai arrastar foliãs e foliões ao som de muito frevo, mas também não deixará de dar seu recado, levado aos foliões do Recife Antigo questões relacionadas ao combate a violência contra as mulheres, feminicídio, racismo e reforma da previdência. 

Para Liana Araújo, secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-PE, mesmo no momento de festividade carnavalesca, o bloco servirá também para denunciar as medidas drásticas e absurdas que estão sendo tramadas pelo governo Bolsonaro. Entre elas, a Proposta de Emenda Constitucional, PEC da reforma da Previdência, que deve ser encaminhada ao Congresso Nacional prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, um gatilho para reduzir as aposentadorias das mulheres e até redução de 40% no valor das pensões pagas a viúvos e órfãos. Se a proposta for aprovada, o valor dos benefícios pode ser de menos de um salário mínimo.

 Na opinião da sindicalista, essas medidas visam atender aos interesses dos bancos e dos empresários que estão prontos para se apropriar a poupança da classe trabalhadora.  “Este governo quer retirar os nossos direitos e conquistas. As mulheres serão as mais prejudicadas, principalmente as que vivem do salário mínimo, as domésticas e as trabalhadoras mais humildes”, ressaltou.

*Com informações do site da CUT-PE