Buscando se adequar a esse momento de isolamento, em função da pandemia do novo coronavírus, a direção do SINDPD-PE realizou nessa quarta-feira (13/5), a primeira Assembleia virtual com os trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO, uma ferramenta que deverá ser muito utilizada nesse período. Foi uma experiência inovadora, com um resultado bastante positivo, com debates e a contribuição expressiva da categoria, que ao final votou a proposta apresentada pelo sindicato. Durante a Assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO discutiram a prorrogação do mandato da Organização por Local de Trabalho (OLT) da empresa e receberam informes das negociações a respeito da Campanha Salarial 2020/2021.
 A presidenta do SINDPD-PE, Sheyla Lima participou de reunião virtual com o SERPRO na tarde da última terça-feira (12/5), junto com representantes de outros Estados e da Fenadados, quando foi apresentada proposta prevendo o corte de vários itens do Acordo Coletivo atual. A empresa vem sinalizando com o corte da 13ª cartela do tíquete (Natal); redução do valor das horas-extras, conversão de anuênio para quinquênio pra novos empregados; não concessão de licença prêmio para novos empregados, entre outras questões.
Os cerca de 60 empregados presentes à Assembleia (que aconteceu através do aplicativo hangout), aprovaram a prorrogação do mandato da OLT, com o adiamento das eleições para dois meses após o retorno do trabalho presencial. Além disso, repudiaram a postura do SERPRO de reduzir direitos e benefícios históricos da categoria.
Nesta quinta-feira (14/5) será realizada nova negociação com a empresa para discutir questões pontuais que não estão no Acordo Coletivo. E na sexta-feira (15/5) haverá uma nova mesa de negociação, quando o SERPRO deverá apresentar proposta sobre as demais cláusulas do Acordo Coletivo, inclusive as econômicas. 
Pelo que que está posto, vê-se que a intenção da empresa é aproveitar esse momento de isolamento social para cortar direitos e benefícios, visando o enxugamento da empresa para posterior privatização. É preciso estar atento e forte! Vamos acompanhar as negociações, participar das Assembleias e discutir nossos próximos passos juntos/as!