Criada em 2011, a Campanha Novembro Azul tem o propósito de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. 
Aproveitando os alertas em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que este ano traz a Campanha "Saúde Também é Papo de Homem", só em 2022 serão diagnósticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, que descoberto precocemente, possui 90% de chances de cura. Por isso a importância de realizar a prevenção. 
O Novembro Azul quer conscientizar ainda mais a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e também fazer exames regularmente. 

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
- E ainda o exame de próstata.

O melhor cuidado para evitar o câncer de próstata é a prevenção. Cuide-se!

 

Fontes:
Instituto Lado a Lado pela Vida
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)