Mesmo enfrentando a pandemia do novo coronavírus e da necessidade de adequação a essa nova realidade, a vida segue seu curso... Exemplo disso foram as comemorações de São João, - restritas a lives e pequenas reuniões em família -, e os desafios que estão por vir, como da Campanha Salarial dos Trabalhadores em Empresas Particulares de TI. Esta, acontecerá em um cenário totalmente diferente dos anos anteriores e exigirá formas diferentes de negociação e de participação dos trabalhadores e trabalhadoras.
Certamente este novo cenário colocará novas questões como prioritárias na pauta dos trabalhadores e que respondam à nova dinâmica das relações de trabalho, em especial, a intensa utilização do teletrabalho. 
Num quadro de flexibilização destas relações, inaugurado com uma reforma trabalhista que atacou os sindicatos e a negociação coletiva dos direitos, as Medidas Provisórias editadas pelo Governo Federal para enfrentamento do novo coronavírus abriram espaço para as empresas definirem as condições de trabalho, unilateralmente ou em negociações individuais. O Brasil copiou o padrão americano de relações de trabalho, que penaliza os trabalhadores, reduzindo a poucos os direitos coletivos. Seguindo o caminho inverso, o padrão europeu privilegia o diálogo social, entre governos, sindicatos e empresas, o que possibilitou a construção do conhecido Estado de Bem Estar Social e em consequência, uma sociedade menos desigual.
Os resultados destas Medidas Provisórias, se de um lado evitaram um número ainda maior de demissões, por outro reduziram fortemente a renda dos trabalhadores, o que certamente dificultará a recuperação da economia. Mas como afirmamos, a vida tem que seguir e os trabalhadores e trabalhadoras de TI devem encarar essa nova realidade com disposição para, através das ferramentas disponíveis, lutar por seus direitos! Esse é o “novo normal” e é nesse cenário que a Campanha acontecerá!
Para iniciarmos a construção da Campanha 2020, o SINDPD-PE quer ouvir você! Por isso, estamos fazendo uma consulta à categoria através desta Enquete, que estará disponível no site do sindicato, nas nossas redes sociais e nos grupos de whatsApp. Auxilie o Sindicato a montar uma Campanha que realmente atenda aos anseios e necessidades da categoria. Você é parte dessa construção. 

Acesse o link da Enquete e participe!