Em assembleia geral, realizada na noite dessa segunda-feira (9/9), no bar do Mamulengo (praça do Arsenal) trabalhadores e trabalhadoras das empresas privadas de TI aprovaram a nova Convenção Coletiva de Trabalho. O reajuste dos salários e benefícios ficou em 3% e ficou estabelecido um valor mínimo de 25 reais para o vale-refeição.

A nova Convenção inclui uma importante conquista: ampliação de 6 para 9 meses do período em que as mulheres em fase de amamentação poderão reduzir sua jornada de trabalho em 1 hora. Além disso, o Sindicato patronal recomendará a adesão das empresas ao Programa Empresa Cidadã, que permite a prorrogação da licença maternidade para 180 dias.

Além de vários ajustes na redação das cláusulas, com o objetivo de evitar interpretações erradas dos direitos, a nova CCT contém as seguintes conquistas:
1. Abono da segunda-feira de Carnaval, quando as empresas decidirem não funcionar;
2. Garantia de recebimento do PLR durante as licenças maternidade, paternidade ou doença, quando tenha adquirido este direito, antes da licença;
3. Pagamento de vale-refeição integral, quando a jornada extraordinária for prorrogada por 6h ou mais;
4. Pagamento de multa de ¼ do menor piso salarial, em caso de demissão nos 30 dias posteriores ao protocolo da nova convenção coletiva.

Numa conjuntura em que poucos trabalhadores têm conquistado aumento real de salários e novos direitos e que houve uma redução da adesão da categoria à Campanha, em relação aos anos anteriores, os trabalhadores de TI  saíram vitoriosos! Foram garantidas conquistas importantes, como praticamente toda reposição das perdas salariais; um aumento de 7,16% no vale-refeição e novos direitos.

Abaixo os novos valores da Convenção:

PISOS SALARIAIS
Contínuos, copeiros, vigias e assemelhados:                                       R$ 1.088,00
Empregados na área administrativa:                                                     R$ 1.118,00
Digitadores, operadores, técnicos de monitoração, auxiliares de TI:    R$ 1.341,00
Profissionais de nível médio que desempenhem atividades técnicas:  R$ 1.446,00
Programadores e profissionais de nível superior que desempenhem
atividades técnicas:                                                                                R$ 1.774,00
Analistas de Sistemas:                                                                           R$ 2.300,00

BENEFÍCIOS
Vale-refeição:            R$ 25,00