o sindicato Quem somos

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco - SINDPD/PE, foi oficialmente criado no dia 2 de outubro de 1985, durante uma assembleia no Auditório do Colégio Vera Cruz.

A decisão de fundar o sindicato já havia sido aprovada pelos trabalhadores há mais de um ano, mas a burocracia federal exigia que essa etapa deveria ser precedida da criação de uma Associação Profissional dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado de Pernambuco e assim surgiu a APPD.

Isso porque a organização da categoria não começou daí. A história do SINDPD/PE teve início em 1978 quando foi criada a primeira APPD, momento em que o país vivia sob a égide da ditadura militar e as forças de oposição começavam a impor um lento, mais gradativo processo de transição rumo à democracia. Foi o momento também que o país começou a experimentar uma nova forma de sindicalismo e de movimento popular. A sociedade começava a mostrar sua insatisfação com a ditadura militar.

A partir de 1978 pipocaram centenas de greves, comandadas, entre outros, pelos metalúrgicos do ABC Paulista, liderados por Luis Inácio Lula da Silva. Em 1979 e 1980 milhões de trabalhadores pararam para reivindicar aumento salarial. Em Pernambuco, em 1979, os trabalhadores rurais dos engenhos também promoveram uma grande paralisação na zona da mata pernambucana, envolvendo mais de 20 mil pessoas. Foi o primeiro grande movimento por aumento salarial e estabilidade no emprego para o delegado sindical. O surgimento desses novos atores sociais, entre os quais, os profissionais em processamento de dados, inaugurou um novo momento na história do país.

Além das bandeiras gerais, exigindo melhores condições de vida e trabalho, a APPD traçava sua própria trajetória e tinha como principais bandeiras a luta pela aprovação do projeto de regulamentação da profissão, além da realização de palestras e cursos técnicos dirigidos aos profissionais de área, assim como a prestação de serviços através de convênios e parcerias e a realização de atividades de lazer.

A partir da fundação do Sindicato, mais focado no avanço da conquista de direitos, muitas lutas vieram, trazendo com elas a colaboração de diversos (as) companheiros (as) que passaram a se dedicar a esse sonho e empenharam seus esforços pela consolidação desse projeto e em defesa dos direitos da categoria.

Diretas Já

Além das lutas específicas da categoria, o SINDPD/PE se uniu aos demais trabalhadores brasileiros em lutas mais amplas, como o Fora Collor e a campanha pelas Diretas Já, movimento que teve inicio nos anos 80, a partir da proposta de emenda constitucional apresentada pelo deputado Dante de Oliveira. Em 1983 e 1984 os atos e mobilizações pela eleição direta para presidente ocuparam o país e o SINDPD/PE estava lá, lutando pela democracia.

Por entender desde a sua fundação a importância das lutas coletivas e que os trabalhadores de várias categorias devem atuar em conjunto pela garantia de direitos mais amplos, o SINDPD foi uma das entidades que participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores – CUT, a maior central sindical da América Latina e continua atuando nessa instância até hoje para que se efetivem direitos como a redução da jornada de trabalho; pela manutenção de conquistas históricas como o FGTS e 13 salário; por melhores condições para aposentadoria, entre outros.

Vários atores

Dentro desses mais de 30 anos, muitos foram os atores que deram sua força de trabalho e ajudaram a construir essa história, seja assumindo a presidência da entidade, alguma diretoria, ou mesmo através do trabalho de base, fundamental para a integração entre os trabalhadores e o sindicato. Nesse resgate histórico também foi de fundamental importância a contribuição dos funcionários do SINDPD/PE, que ao longo desses anos têm dado sua contribuição para a consolidação da nossa entidade.

Nessa página, algumas fotos desses momentos e das pessoas que ajudaram a construir a história do SINDPD/PE.

Contato

Dúvidas, sugestões ou comentários? Será um prazer atendê-lo. Entre em contato conosco!