Campanha da Dataprev traz avanços econômicos, mas retrocede com desconto dos dias parados
A mobilização e a unidade dos trabalhadores foi o grande diferencial da Campanha Salarial 2014 na Dataprev e Pernambuco deu uma importante contribuição para isso. Através da mobilização que ganhou força no Estado, os trabalhadores do restante do país foram gradativamente se incorporando ao movimento, o que neutralizou a resistência da empresa e garantiu o fechamento do Acordo que prevê um reajuste de 7,05%, o que representa um ganho real de 0,77%.
Ao contrário do resultado econômico positivo, a posição da Dataprev em relação ao desconto dos dias parados foi dura e irredutível. Com a aprovação do acordo nacionalmente, a empresa manteve a decisão de não abonar os dias parados, o que foi um retrocesso para a organização sindical, já que em outras campanhas esse mecanismo vinha sendo utilizado.
A intencionalidade da atual diretoria da Dataprev em reduzir direitos e fragilizar as entidades sindicais ficou evidente desde o início da campanha. Em abril/2014, quando aconteceu a primeira mesa de negociações, a empresa já alegava comprometimento financeiro para não atender à pauta de reivindicações e trazia como proposta a negociação de quinze cláusulas do acordo anterior. Houve ainda a tentativa de diminuir o número de dirigentes sindicais, o que deixaria alguns estados sem nenhum representante e portanto, de fora do processo, o que traria prejuízos à organização dos trabalhadores.