O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD-PE) foi oficialmente fundado no dia 2 de outubro de 1985, em uma Assembleia realizada no Auditório do Colégio Vera Cruz.

M as a organização da categoria não começou aí. A história do SINDPD/PE teve início em 1978, quando foi criada a primeira Associação dos Profissionais de Processamento de Dados-APPD, momento em que o país vivia submetido a uma ditadura militar e as forças de oposição começavam a impor um lento, mais gradativo processo de transição rumo à democracia. Também foi o momento em que o país começou a experimentar uma nova forma de sindicalismo e de movimento popular. A sociedade começava a mostrar insatisfação com a ditadura militar.

Diretas Já

Além das lutas específicas da categoria, o SINDPD-PE se uniu aos demais trabalhadores brasileiros em lutas mais amplas, como a campanha pelas Diretas Já, a luta por uma nova constituição e o movimento Fora Collor. Em 1983 e 1984, atos e mobilizações pela eleição direta para presidente ocuparam o país e o SINDPD-PE estava lá, lutando pela democracia, assim como estava nos debates da assembleia nacional constituinte, em 1987 e 1988, defendendo novos direitos para os cidadãos e em especial, os trabalhadores.

Por entender, desde a sua fundação, a importância das lutas coletivas e que os trabalhadores de várias categorias devem atuar em conjunto pela garantia de direitos mais amplos, o SINDPD-PE foi uma das entidades que participou em 1983 da fundação da Central Única dos Trabalhadores(CUT), a maior central sindical da América Latina. O sindicato continua atuando nessa instância até os dias atuais para que se efetivem direitos como a redução da jornada de trabalho; pela manutenção de conquistas históricas como o FGTS e 13º salário; por melhores condições para aposentadoria, entre outros, participando das direções da CUT Pernambuco e Nacional.

Com o objetivo de organizar nacionalmente a categoria, o SINDPD-PE participou da fundação da APPD Nacional e posteriormente, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares – FENADADOS, tendo participado de suas direções, inclusive ocupando a Presidência.

Vários atores

Dentro desses mais de 30 anos, muitos foram os atores que deram sua força de trabalho e ajudaram a construir essa história, seja assumindo a presidência da entidade, alguma diretoria, representando ou mesmo através do trabalho de base, fundamental para a integração entre os trabalhadores e o sindicato. Nesse resgate histórico também foi de fundamental importância a contribuição dos funcionários do SINDPD-PE, que ao longo desses anos têm dado sua contribuição para a consolidação da nossa entidade.

Nessa página, algumas fotos desses momentos e das pessoas que ajudaram a construir a história do SINDPD-PE.