Grevistas promovem adesivaço em frente ao SERPRO para ampliar adesão ao movimento
Em greve desde o último dia 6 de outubro, os trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO decidiram por ampla maioria continuar em geve. A decisão foi tomada em Assembleia realizada na última sexta-feira (9/10) em frente à empresa. Com uma das atividades de mobilização, a categoria decidiu promover um adesivaço na manhã desta terça-feira (13/10), a fim de ampliar a adesão ao movimento, que já acontece em vários estados.
Na última reunião de negociação que ocorreu em Brasília, no dia 02/10, a empresa apresentou a proposta de reajuste, inferior a inflação do período e, ainda propôs um acordo coletivo por um período de dois anos, também sinalizando com um percentual de reposição da inflação para 2016, menor do que a inflação prevista. A proposta foi rejeitada em todos o país e a resposta dada à empresa foi cruzar os braços. Em Brasília, Pará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais os/as trabalhadores/as estão em greve. A partir desta terça-feira devem paralisar os estados do Amapá e Espírito Santo.
Outra decisão analisada e aprovada em Assembleia foi de ingressar com uma Ação Civil Pública contra o SERPRO, em função da atitude da empresa, que rodou a prévia da folha de pagamento, e lançou descontos referentes às mobilizações. A medida por acatada pela categoria por unânimidade uma vez que não há julgamento da questão e a campanha está em andamento.
Encaminhamentos
Seguindo discussões com os/as coordenadores/as de campanha salarial e membros das entidades estaduais, foram definidas as seguintes ações:
* Os dirigentes sindicais de TI que estarão participando do Congresso Nacional da CUT, que ocorre em São Paulo, de 13 a 16 de outubro/2015, realizarão todas as interlocuções possíveis na perspectiva de buscar apoio político, para que o Ministério da Fazenda autorize o Serpro a apresentar uma proposta aceitável.
* Seguindo orientações dessas discussões, a Fenadados buscou interlocuções e garantiu o agendamento de reunião de negociação para esta quarta-feira (14/10), a partir das 14h, na sala de reuniões no Hotel Holyday Inn Parque Anhembi (SP).
O Comando Nacional de Campanha Salarial dos/as Trabalhadores/as do Serpro que está instalado permanentemente se reúne logo após a mesa de negociação, para debater e traçar os próximos passos da campanha a serem aprovados pelos/as trabalhadores/as em assembleias.