É hora de reagir! Empresas privadas apresentam proposta abusiva aos trabalhadores
No último dia 5 de agosto, a diretoria do SINDPD/PE apresentou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016/2017 ao sindicato patronal. Passados dez dias sem resposta, finalmente os patrões apresentaram uma contra proposta que no mínimo, podemos chamar de INDECENTE.
O que eles chamam de “proposta” é no mínimo a reprodução do retrocesso que hoje tramita no congresso Nacional, representado por mais de 50 projetos que retiram direitos. Como exemplo, temos o PLP257/2016 e a PEC 2412016 PL/, que, com a justificativa de ser necessário para se cumprir metas, prevê corte nos gastos públicos, causando efeitos negativos em cascata para estados e municípios. Ou seja, a conta da crise cairá nas costas da classe trabalhadora, destruindo conquistas, rasgando a CLT e a Constituição.
O sindicato das empresas de TI de Pernambuco fz um verdadeiro escárnio, propondo retirada de direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo desses anos. A extinção do auxílio lente, quinquênio e o auxílio-funeral, são apenas algumas cláusulas que os patrões querem extinguir da Convenção Coletiva. E não para por aí! Também desejam extinguir a cláusula 28ª, que trata do Plano de cargos, carreiras e salários; negaram todas as cláusulas novas e como reajuste salarial ofereceu 1/3 da inflação (ICV/DIEESE), ou seja, 3% de reajuste. Pelo jeito o SEPROPE seguiu à risca a cartilha do novo governo interino e quer aplicar uma política de retrocesso total!
Na terça-feira (30/8), será realizada uma Assembleia Extraordinária com os trabalhadores das empresas particulares, às 18h, na Rua da Guia (Recife Antigo). Até lá, vamos fazer uma ampla divulgação com panfletagens, notas nos meios eletrônicos e com carro de som, mas é fundamental que todos os trabalhadores se mobilizem para este momento.
Vamos discutir juntos e dar uma resposta forte e coletiva a este absurdo. Todos à Assembleia!
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!