Nossa solidariedade ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Bancários de todo o país chegam nesta quinta-feira (29) ao 24º dia de greve sem que seja apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) qualquer proposta que contemple a categoria, apesar dos lucros exorbitantes que o setor obteve no primeiro semestre deste ano.
Através de instrumentos supostamente legais os sindicatos, que vêm cumprindo os 30% de serviços essenciais previstos na lei de greve, tiveram o movimento considerado ilegal. Além disso, de forma absurda, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) assumiu nitidamente o papel de aliada dos banqueiros, entrando com uma liminar contra o Sindicato, exigindo o funcionamento das agências duas horas por dia, para o pagamento de alvarás de processos judiciais, além de solicitar a ampliação da multa diária do sindicato de 10, para 100 mil reais, e pedir a prisão da presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
O propósito é impedir a greve, que é legítima e um direito constitucional. As medidas arbitrárias da OAB se associam ao perfil desse governo golpista que tomou o poder no país e já começa a mostrar sua verdadeira face.
Diante de todo esse absurdo, a diretoria do SINDPD/PE se solidariza com a direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na figura da sua presidenta Suzineide Rodrigues Medeiros e com a categoria. A resistência ao golpe será diária. Não podemos aceitar retrocessos!
Direção do SINDPD/PE