SINDPD-PE vai às ruas falar sobre a reforma da previdência e os danos que sua aprovação trará aos trabalhadores
Iniciativa da Escola Sindical Nordeste, vinculada à CUT-PE, o Ônibus da Central esteve mais uma vez no centro do Recife nessa quarta-feira (22/5). Localizado na Praça da Independência (Diário), o ônibus reuniu dirigentes sindicais de várias categorias de trabalhadores que durante todo o dia esclareceram à população as consequências negativas da reforma da previdência de Bolsonaro, caso ela seja aprovada.
Diretores do SINDPD-PE e do SIndicato dos Bancários participaram da ação e conversara com diversas pessoas, esclarecendo que se a PEC 06/2019 for aprovada pelos parlamentares no Congresso Nacional, os trabalhadores terão de trabalhar muito mais para ganhar bem menos de aposentadoria. Além disso, podem perder direitos trabalhistas, como o acesso ao abono salarial e o direito de receber 40% da multa do FGTS quando se aposentam e continuam trabalhando na mesma empresa.Os benefícios pagos pelo INSS, como pensão por morte, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC), também podem sofrer reduções drásticas nos valores, o que afetará a vida dos segurados que dependem desses benefícios para sobreviver.
A ação da CUT-PE tem repercutido entre a população e os movimentos sociais da capital, região metropolitana e interior. Quando o ônibus chega às praças, igrejas, ruas dos bairros para dialogar diretamente com a população, muitos se aproximam para pedir informações.