Diretoras do SINDPD participam de audiência que discutiu os impactos da reforma da previdência na vida das mulheres
A diretoria do SINDPD-PE participou na manhã dessa segunda-feira (27/5) de Audiência na Assembleia Legislativa, convocada pela Comissão Especial da Reforma da Previdência, presidida pela deputada estadual Teresa Leitão.
Com o tema “Os Impactos da Reforma da Previdência na vida das mulheres”, a reunião contou com a presença da deputada federal Marília Arraes (PT/PE), dos deputados estaduais Doriel Barros e João Paulo e representantes da sociedade civil. A audiência avaliou o conteúdo da reforma da previdência em discussão no Congresso Nacional (PEC nº 06/2019) e concluiu que se aprovada, a mesma aumentará a desigualdade entre homens e mulheres, o que ainda é uma realidade no mercado de trabalho. A Secretária de Saúde do SINDPD e Secretária da Mulher da CUT-PE, Liana Araújo, compôs a mesa do evento, quando representou a Central Única dos Trabalhadores.
Em sua fala, a deputada Marília Arraes citou dados de artigo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que mostram que, em 2017, 62,8% das aposentadorias por idade (aos 60 anos, pelas regras atuais) eram de mulheres, e 37,2% de homens aos 65 anos. Além disso, segundo o mesmo texto, 50% das mulheres que se aposentaram por idade em 2014 contribuíram, em média, por 16 anos. “Uma reforma que exige 20 anos de contribuição e idade mínima de 62 anos é extremamente prejudicial para a parcela feminina. E essa idade mínima e tempo de contribuição só vão garantir 60% dos rendimentos que tinham na ativa”, observou Marília Arraes. “Como dizia Simone de Beauvoir, em qualquer crise, os direitos das mulheres são os primeiros a serem atacados”, pontuou.
Pelo SINDPD-PE estiveram ainda na audiência a Presidente do Sindicato, Sheyla Lima e a Secretária de Comunicação, Maria Torres.
Secretária da Mulher e diretora do SINDPD-PE, Liana Araújo participou na manhã desta segunda-feira (27/5) de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco, promovida em conjunto pelas deputadas federal e estadual, Marília Arraes e Teresa Leitão, respectivamente.