Vice-governadora de Pernambuco reconhece papel estratégico do SERPRO e DATAPREV e apoia luta contra privatização
O anúncio feito pelo governo federal de que o SERPRO e a DATAPREV estão inseridas em uma lista de dezessete estatais a serem privatizadas, tem gerado uma reação nacional dos seus trabalhadores e entes da sociedade civil contrários a esse absurdo. A defesa do caráter público do SERPRO e da DATAPREV tem resultado na realização de atos em frente às empresas e gestões junto a parlamentares e membros do Executivo, com o intuito de conquistar apoios e reforçar essa frente conta a onda privativista e irresponsável, protagonizada pelo governo.
Em Pernambuco, a diretoria do SINDPD-PE já vem realizando esse trabalho internamente, com a mobilização da categoria através de atos e ações internas e junto a parlamentares das bancadas estadual, federal e membros do Executivo, buscando somar esforços e garantir apoios.
Nesta segunda-feira (30/9), a diretoria do SINDPD-PE esteve reunida com a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PC do B). No encontro, foram entregues documentos comprovando a viabilidade técnica e financeira das empresas, que além de apresentarem lucro ao Estado, são responsáveis por desenvolver tecnologia de ponta e por prestar serviços de caráter estratégico ao país e aos brasileiros, por seu papel de proteção de dados junto à sociedade e empresas privadas.
Luciana se mostrou conhecedora do trabalho desenvolvido pelas duas estatais e reforçou o quanto é fundamental que os dados e serviços que essas empresas detêm se mantenham sob poder responsabilidade do Estado. Luciana afirmou que é contra a privatização do SERPRO e da DATAPREV e se comprometeu a contribuir com ações políticas para impedir esse absurdo.
Como primeira medida concreta, Luciana Santos se comprometeu a atender solicitação do SINDPD de que a questão seja levada para discussão na próxima reunião do Consórcio Nordeste, que reúne os governadores da região. A ideia é buscar apoio e envolvimento dos estados do nordeste e das bancadas de deputados estaduais e federais a essa luta.
A direção do SINDPD avaliou a reunião como bastante positiva, considerando que a vice-governadora foi bastante receptiva e será um importante reforço à luta contra a privatização das empresas.