Após consulta virtual, trabalhadores e trabalhadoras em empresas particulares de TI aprovam Aditivo
Coerente com o compromisso de sempre ouvir e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, antes de fechar qualquer Acordo com o patronal, a direção do SINDPD-PE realizou nos últimos dias, através de suas redes sociais, uma Consulta à base sobre a assinatura de um Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho dos trabalhadores e trabalhadores em empresas particulares de TI, para regular o trabalho durante a pandemia do COVID 19.
A consulta se deu após o sindicato apresentar o resultado das negociações com o sindicato patronal (SEPROPE), com esclarecimentos das questões que não foram consensuais, no nosso site. Essas informações foram repassadas por e-mail e por nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), bem como nos grupos de whatsapp, reunindo trabalhadores e trabalhadoras por empresa. Só a partir daí, foi lançada uma Enquete na plataforma google, onde colhemos o posicionamento sobre os pontos ainda não consensuados e também sobre a assinatura do Aditivo.
Dentre os dados coletados, podemos ressaltar que 70,7% dos trabalhadores e trabalhadoras que preencheram a Enquete, foram favoráveis à aprovação do Aditivo. Sobre como tomou conhecimento da proposta do Aditivo, 59,8% informaram que pela página do SINDPD;sobre a antecipação do adicional de férias de novembro para dezembro, 72,8% concordam que sseja antecipado; 55,4% concordam com o texto do Aditivo que prevê que a empresa faça Acordos individuais ou Coletivos sobre redução de jornada ou suspensão de contrato, independente de faixa salarial; sobre o ressarcimento de despesas com teletrabalho de até R$ 30,00, 57,6% concordam com o valor; 47,8% da categoria, portanto, menos da metade, concordaram com o ressarcimento de até R$ 78,38 ao trabalhador, caso o mesmo pague o INSS como contribuinte individual para efeito de contagem de tempo para a aposentadoria, como prevê a MP 927. Você pode conferir aqui os gráficos com detalhes da Enquete.
Buscando caminhos
Mesmo nesse momento de dificuldades, em que o mundo enfrenta uma pandemia e Pernambuco está entre os estados mais atingidos, o SINDPD-PE manteve sua coerência e seu cuidado em ouvir a categoria sobre decisões que interferem no seu cotidiano e na sua vida. Este processo de buscar negociar com SEPROPE o melhor para os trabalhadores e trabalhadoras fortalece o papel do sindicato de agir como representante dos interesses da categoria, mas decidindo com ela e não isoladamente.
A direção do SINDPD-PE agradece a todos e todas que reservaram um espaço de tempo para participar da Enquete. Sindicato forte é aquele que conta com a participação da sua base. Por isso, a importância de que todos e todas fortaleçam nossa atuação e estejam juntos conosco nas lutas que virão!