Campanha dos trabalhadores e trabalhadoras em empresas particulares de TI será iniciada em 29 de julho
Após mais de quatro meses trabalhando em home office ou de forma presencial, algumas vezes em ambientes mais expostos ao coronavírus, os trabalhadores e trabalhadoras de TI retomam suas atividades dentro do chamado “novo normal”.
É neste contexto que iniciaremos a Campanha Salarial 2020 das empresas particulares de TI, com uma Assembleia virtual no próximo dia 29 de julho, às 18hs, para analisar o cenário atual e definir a pauta de revindicações a ser apresentada ao Sindicato das Empresas Particulares de TI (SEPROPE). Afinal, a data base da categoria é 1º de setembro e a Convenção Coletiva de Trabalho e o Aditivo que definiu as condições de trabalho durante a pandemia, devem ser renegociados.
Sem dúvidas, este retorno coloca novas demandas e desafios para quem atua no setor, ao lado de velhas questões menos visíveis antes:
• Teletrabalho convivendo com tarefas domésticas e cuidado das crianças;
• Metas, exigindo muitas vezes trabalho em horários antes dedicados a vida pessoal e ao descanso;
• Deslocamento ao trabalho com trânsito intenso, muitas vezes em ônibus ou metrô superlotados;
• Convivência com as pessoas num ambiente nem sempre adequado para garantir a saúde e a segurança de quem trabalha, inclusive os terceirizados;
• Padrão “americano” de relações de trabalho, onde as empresas “negociam” diretamente com os empregados, com pouco espaço para a negociação coletiva;
• Descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por algumas empresas, com jornadas superiores a 40hs, regras para banco de horas ou escala desrespeitadas, não pagamento correto do auxílio-alimentação e auxílio-creche, não homologação das rescisões de trabalho;
• Aumento das despesas domésticas e pessoais, com os novos ambientes de trabalho em casa ou com as novas exigências sanitárias de deslocamento e convivência social e no trabalho;
• Mercado de trabalho contratante, no entanto, salários iniciais baixos para as exigências profissionais e a importância da tecnologia, hoje.
Estas e muitas outras questões foram relatadas pelos trabalhadores e trabalhadoras ao SINDPD-PE, durante o isolamento social ou na Enquete que estamos circulando junto à categoria, como preparação para a Campanha Salarial 2020 e que se encerra na próxima quinta-feira, 23 de julho, às 17hs. Se você ainda não opinou, participe!
Para que possamos garantir conquistas na Campanha deste ano, é imprescindível termos uma grande participação nas assembleias virtuais ou presenciais e nas demais atividades. O Sindicato sozinho não garante conquistas. A luta só é forte com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras!
Em breve divulgaremos o link da Assembleia no site e redes sociais, assim como nas listas de e-mails e grupos de whatsapp.