Trabalho precarizado de entregadores de aplicativos será discutido na Câmara
Representação concreta da precarização das relações de trabalho no Brasil e no mundo, os entregadores que tiram seu ganha pão através de plataformas digitais como Uber, Uber Eats, Ifood, Google, Rappi, Glovo, Deliveroo, entre outras, tem sido objeto de atenção e debates. As péssimas condições de trabalho e remuneração desses trabalhadores chamou atenção da população no último mês de julho, quando a categoria promoveu uma greve nacional e com ampla adesão.
A partir daí, explodiram o número de propostas legislativas para regular o setor e hoje tramitam cerca de 70 Projetos no Congresso Nacional. Para melhor debater o assunto, o Núcleo de Trabalho do PT na Câmara, coordenado pelo deputado federal Carlos Veras (PT/PE) promoverá nos dias 27/8 e 3/9 o evento “Webinar breque na precarização: a proteção social das trabalhadoras e dos trabalhadores de aplicativo”, que acontecerá com transmissão o vivo pelo Facebook do PT na Câmara.
“É importante aprofundar o máximo o debate, trazer a sociedade para discussão, ouvir a experiência de outros países e, principalmente, entender o que querem os trabalhadores brasileiros para chegar à proposta mais adequada para eles e para a sociedade. Certamente, essa discussão norteará a regulação de diversas outras profissões advindas da indústria 4.0”, pontua o deputado federal Carlos Veras
Participam, além de lideranças dos trabalhadores de vários estados brasileiros, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Sinait, do Dieese, do Ministério do Trabalho da Argentina e professores brasileiros e estrangeiros.
Fonte: com informações do site da liderança do PT na Câmara Federal