Trabalhadores e trabalhadoras de empresas estatais de TI discutem ações contra a privatização
Dentro da sua política entreguista e de desvalorização do patrimônio brasileiro, o governo federal vem acelerando as ações rumo à privatização de estatais brasileiras. O desmonte do patrimônio e desvalorização do serviço público é hoje realidade nas empresas públicas de TI. No caso da DATAPREV, vários escritórios foram fechados no país, sendo Pernambuco um dos estados a ser penalizado com essa medida, resultando, entre outros prejuízos, na humilhação e demissão de seus empregados. No SERPRO, a situação não é diferente. A empresa vem fechando escritórios regionais e desencadeando uma série de medidas para sucatear a empresa e amordaçar seus empregados, a fim de que não haja resistência ao “enxugamento” para a privatização.
Diante desse quadro, o SINDPD-PE e sindicatos de TI dos Estados estarão realizando mobilizações essa semana contra a privatização e em defesa do patrimônio público.
SERPRO
Os trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO vivenciam mais uma vez um furacão de acontecimentos, com ataques a seus direitos e ameaças à sua organização.
Com a visão entreguista do governo, o processo de privatização segue a passos largos. Na empresa já é real o fechamento dos escritórios e a Campanha Salarial segue sem qualquer desfecho ou atenção por parte da direção do SERPRO. Tudo isso, cria um clima de preocupação e expectativa sobre o que poderá acontecer com o Acordo Coletivo; a ameaça de desligamentos dos aposentados após a reforma previdenciária, de forma ilegal e arbitrária; o KPI e o retorno ao trabalho presencial, em meio à pandemia do novo coronavírus.
Os trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO precisam estar atentos e mais do que nunca presentes às convocações do SINDPD-PE. Na próxima sexta-feira (2/10), às 10h, estaremos realizando Assembleia virtual, através da plataforma google meet (link: https://meet.google.com/vmz-uyko-cdk) para que possamos tratar da seguinte pauta:
1- Informes do Comando Nacional e Conselho Diretor da FENADADOS;
2- Informes sobre Campanha de Arrecadação contra a privatização do SERPRO e DATARPEV;
3- Agenda nacional de mobilização em defesa da Estatais;
4- Demais informes dos pontos acima listados.
DATAPREV
Seguindo as orientações do Comando Nacional da DATAPREV sobre a Campanha Salarial, realizado no último dia 22/9, serão realizadas Assembleias virtuais nesta sexta-feira (2/10), às 14h, para discutir o andamento da Campanha Salarial e buscar o engajamento dos trabalhadores na luta contra as privatizações da Dataprev e do Serpro.
Também será apresentado o calendário de lutas e uma Carta Compromisso, a ser encaminhada aos candidatos e candidatas nos estados, buscando apoio à valorização das empresas e serviços públicos. Na próxima sexta-feira divulgaremos o link de acesso para a assembleia. Sua participação é fundamental!
A defesa dos seus direitos e do SERPRO e da DATAPREV como patrimônio público também é sua responsabilidade. Participe!