Diretor do SINDPD-PE é eleito representante da CUT Nacional no FNDC
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade com quase 29 anos de história e que articula uma rede de mais de 400 entidades em todo o país, definiu na tarde do último sábado (17) a composição de sua direção pelos próximos dois anos. A 23ª Plenária Nacional do FNDC foi realizada, pela primeira vez, por meio de videoconferência na internet, em respeito ao estado de calamidade pública vivido no país em meio à pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, todos os ritos do processo democrático que marcam a trajetória da entidade foram observados.
A plenária do Fórum contou com 96 participantes inscritos, senso 25 delegados e delegadas de entidades nacionais filiadas e 20 indicados pelos Comitês Regionais do FNDC e 5 suplentes, além de outras 45 pessoas inscritas como observadore/as e integrantes da comissão organizadora das atividades. Composta por sete integrantes, a Comissão Executiva da entidade foi eleita no sábado em chapa única. A coordenadora-geral do FNTC eleita é a jornalista Beth Costa, representante da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) segue na Coordenação Executiva da entidade, desta vez ocupando a Secretária de Finanças. Foi eleito para o cargo, o secretário-adjunto de Comunicação da CUT e membro do Conselho Fiscal do SINDPD-PE, Admirson Medeiros (Greg). Para Greg, foi bastante significativa a participação das entidades nacionais e dos comitês regionais na Plenária. “Essa representatividade aumentou ainda mais a responsabilidade da coordenação eleita de colocar em prática o plano de lutas aprovado, onde destaco a tarefa de organizar e fortalecer os comitês regionais e a implantação de um programa formativo com os temas abrangentes da atuação do Fórum”, registrou.
Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo do Fórum, composto por 21 integrantes (incluindo a Executiva), entre representantes de entidades nacionais filiadas e de comitês estaduais do FNDC, é a instância responsável pela definição do programa anual de atividades do Fórum, bem como das diretrizes para o orçamento da entidade
Teses aprovadas
A 23ª Plenária Nacional do FNDC também aprovou novas teses, incluindo um documento de balanço, um documento de análise de conjuntura nas comunicações e um documento de Plano de Ação, que deve guiar as ações da entidade no próximo período. As versões finais dos documentos serão sistematizadas e divulgadas no portal da entidade nas próximas semanas.
* Com informações e imagem do FNDC