Live do SINDPD-PE conta com nomes de projeção na cena cultural pernambucana
Homenagear o mês do trabalhador e da trabalhadora de TI levando cultura e alegria à categoria. Esse é o objetivo da direção do SINDPD-PE que programou uma Live Cultural com nomes de projeção na cena pernambucana. A live acontecerá na quinta-feira (29/10), a partir das 18h, com transmissão pelo canal do youtube do sindicato (SINDPD-PE_oficial).
Essa festa de música e poesia irá reunir nomes conhecidos nos espaços culturais pernambucanos, como Isadora Melo, acompanhada do músico Rafael Marques; Marcello Rangel; Martins e o poeta Gleison Nascimento. Será uma noite linda, mas que acontece dentro do formato que a atual realidade no nosso país pede. Vamos nos preservar, sem perder o direito de ouvir uma boa música . A live cultural é um presente do SINDPD-PE para você, trabalhador e trabalhadora de TI. Aproveite!
Trajetória de peso
Os convidados e a convidada do SINDPD-PE para enriquecer a Live Cultural do sindicato têm uma trajetória fincadas nas suas raízes. Além de atuarem sozinhos, o grupo fez parte do projeto Reverbo e junto com outros artistas pernambucanos já ocupou teatros e espaços culturais divulgando seu trabalho. A esses artistas não falta qualidade e experiência com os palcos. Conheça um pouco de sua trajetória:
Isadora Melo – Aos 31 anos, a cantora acumula no currículo apresentações nos palcos do ExcentriCidades, Museu do Estado de Pernambuco, Festival Contemporâneos, além de shows pelas cidades de Orleans (França) e Lisboa (Portugal), Nova Iorque e Argentina. Foi integrante do grupo Arabiando (do qual foi vocalista entre 2009 e 2012) e participou de discos de artistas como Trio Pouca Chinfra, Zé Manoel, Thiago Araripe e Orquestra Contemporânea de Olinda. Ao lado dos compositores Juliano Holanda e Zé Manoel, já passou por festivais de renome como o Festival MIMO, Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Festival Rec-Beat e Prata da Casa do Sesc Pompeia. Em 2015 participou da série “Amorteamo” (Rede Globo, 2015). Em 2016 integrou o elenco de “Gabriela, um musical”, de adaptação e direção de João Falcão, que também escreveu e dirigiu o espetáculo “Dorinha, meu amor”, feito especialmente para Isadora. Em 2018, integrou a turnê “Viagem ao coração do sol”, na volta do grupo Cordel do Fogo Encantado. Seu primeiro disco, “Vestuário” (2016) despertou interesse do público e crítica especializada. Atualmente prepara seu segundo disco “Anagrama”.
Rafael Marques – Aos 37 anos, o compositor, bandolinista e arranjador, acumula no currículo apresentações em palcos do Sesc Instrumental, Senhor Brasil, Mimo Amarante (PT), Festival Cancion sobre cancion (ARG), Usina del Arte (ARG), Lotus Festival (USA), Tlalpan Jazz Festival (MEX) e Cordoba Jazz (ARG). Fundador do grupo Arabiando, com quem realizou o disco “Caminho de Casa”, e do trio Saracotia, com dois discos gravados, sendo o último disco indicado ao Prêmio da Música Brasileira nas categorias “Artista revelação” e “Melhor grupo instrumental”. Já colaborou com artistas nacionais e internacionais a exemplo de Antonio Arnedo (CO), Rick Trolsen (USA), Luiz Carlos da Vila, Aurea Martins, Alaíde Costa e Antonio Nobrega. Seu primeiro disco solo, “Pelas Ruas”, lançado em 2017, vem despertando interesse do público e crítica especializada. É fundador e maestro da Orquestra Malassombro, revelação no cenário musical pernambucano.
Martins – Um dos grandes nomes da recente cena musical de Pernambuco, é dono de uma voz arrebatadora, além de inspirado compositor e poeta. Tem na sua trajetória artística trabalhos que correm por várias vertentes: Sagarana, Marsa, Forró na Caixa, e o seu primeiro álbum solo autointitulado “Martins”.
O CD já rendeu ao artista larga participação no Carnaval do Recife 2020, onde tocou com nomes como Zélia Duncan, e no Festival Rec-Beat. Entrou também em importantes listas de melhores discos do ano. A sua poética rebuscada vem ecoando em diferentes direções. No audiovisual produziu trilhas para os filmes Crua e Cara de rato, no teatro produziu as trilhas das peças Abô (Grupo Grial) e Prece (Grupo Acaso). Foi vencededor da 5ª e 7ª Recitata (de Literatura); Vencedor do Festival PreAmp (de música independente) com a banda Marsa; participou do Rec-Beat 2017; Guaiamum Treloso 2017 e FIG 2015. Em 2019 fez uma longa turnê na Europa com a banda Forró na Caixa.
Marcello Rangel – Cantor e compositor pernambucano compila em seu primeiro disco canções que percorrem dez anos de sua trajetória na música. Das inquietudes da recente cena musical pernambucana, as de Marcello Rangel reverberam alto em talento e narrativa aguçada, típica de quem alterna (na música) entre falas e cantos.
O seu primeiro disco, “Quanto mais eu vou, eu fico”, é fluente como uma estrada macia. Narrativo, traz dez canções que fazem qualquer imaginação poética flutuar. O álbum traz temas autobiográficos em dez canções autorais e tem produção musical de Iuri Brainer, parceiro de Marcello do período em que ainda era membro da extinta banda Araçá Blu (2009 a 2014).
Marcello é um dos ativistas e participantes do Reverbo, que tem como princípio “Juntos somos mais”, Marcello Rangel contribui e absorve assiduamente os músicos da movimentação, onde os artistas envolvidos, conduzidos pelo diretor musical Juliano Holanda e pela produtora Mery Lemos, prestigiam uns aos outros, conhecendo e interpretando canções autorais.
Gleison Nascimento – Gleison Luiz Nascimento é escritor e declamador. Se considera um brincante da palavra, do corpo e da voz. Declama poesia desde os quatorze
anos de idade. Foi aluno natural dos mercados públicos da cidade do Recife e das cantorias de viola do Sertão Pernambucano onde assistiu desde essa idade declamadores que foram imprescindíveis para sua formação quanto artista da oralidade. Foi membro dos grupos São Saruê e #4urubueacarniça onde dividiu pela
primeira vez palco com outros declamadores que viriam se tornar velhos parceiros de estrada;eEm 2015 foi vencedor do Prêmio de declamação ” Recitata 2015″, pelo
Festival municipal “A letra e a voz”; lançou de maneira independente “POEMANDALAS”, série de estreia em três livretos; organiza, ao lado dos Luna Vitrolira, Giuseppe Mascena, Fred Caju e Pedro Bomba, o Festival Itinerante e Colaborativo de Poesia “Estados em Poesia” que está em sua 5ª edição (Tendo passado por Aracaju, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo) e há 2 anos está desenvolvendo um método sobre poesia, oralidade e corpo com a oficina “A poesia O corpo A rua”, que está na sua terceira edição (tendo passado por Recife – PE, Natal – RN, Sapé – PB).
Datas marcantes
Desde 2009, comemora-se na segunda terça-feira do mês de outubro o Ada Lovelace Day. Intitulado com o nome daquela que é considerada a primeira programadora do mundo, a data é uma celebração das conquistas femininas em áreas que até hoje são dominadas por homens, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
O mês de outubro marca ainda outras datas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras de TI. Nessa segunda (19/10) foi celebrado o Dia do Trabalhador das Empresas Particulares de TI, data reconhecida inclusive na Convenção Coletiva da categoria. Em 28 de outubro, trabalhadores em empresas de TI municipais, estaduais e federais celebram o Dia do Servidor Público. Portanto, é um mês com importantes registros para esse setor, que tem na sua força de trabalho a principal engrenagem para o sucesso e os avanços da área de TI no Brasil. Vamos celebrar!