Representações dos Trabalhadores reúnem-se com o novo Presidente da EMPREL
Na quinta passada, 21/01, as representações dos trabalhadores da EMPREL tiveram suas primeiras reuniões com o novo Presidente da Empresa, Bernardo D’Almeida. A primeira reunião foi com a Comissão dos Funcionários e, em seguida, com a Direção do SINDPD-PE, representada pela Presidenta Sheyla Lima, João Jr, Messias Melo, Pacheco, Nadja e Dinaldo. As reuniões tiveram o objetivo de conhecimento mútuo e de apresentação da experiência de negociação coletiva na Empresa, iniciada em 1985, que resultou num Acordo Coletivo de Trabalho aperfeiçoado ao longo dos anos, sempre com a participação do Sindicato e da Comissão.
Na reunião com o SINDPD, foram relatadas as demandas trabalhistas em andamento, em especial a campanha salarial 2021/2022, cuja data base é 01 de janeiro. O presidente da Empresa, Bernardo, informou que ainda não tinha tomado conhecimento da pauta de reivindicações, mas sabia que o ACT tinha sido prorrogado até março deste ano, propondo que agendássemos uma reunião para apresentação da pauta, o que foi aceito de imediato.
Os dirigentes sindicais ressaltaram, com ênfase, a necessidade de solucionar as divergências sobre o plano de retorno às atividades presenciais, durante a pandemia, em especial quanto a inclusão dos hipertensos no grupo de risco, destacando que este tema foi objeto de denúncia ao Ministério Público do Trabalho, não tendo a EMPREL aceitado a proposta de conciliação apresentada pela Procuradora-Chefe. Bernardo se comprometeu a tomar conhecimento imediato da situação, declarando a intenção de resolver a questão.
Outro ponto abordado foi a negativa de liberação do gozo de férias para os trabalhadores e trabalhadoras que tem solicitado o abono pecuniário (venda dos 10 dias), exceto para quem chegou ao final do prazo para gozo. O SINDPD ressaltou que este é um direito legal e que a Empresa não pode utilizar do poder gerencial de agendamento das férias para pressionar os trabalhadores a abrir mão do mesmo. O presidente da Empresa garantiu que não seria mais negado este direito ao abono pecuniário, a partir da programação de férias do ano corrente.
Encerrando a lista de demandas, elencou-se a pendência de resposta quanto às propostas de teletrabalho e da flexibilização da jornada (Banco de Horas), tendo Bernardo demostrado pressa na discussão destes pontos, propondo o agendamento de reunião específica logo após a reunião de apresentação da pauta da campanha salarial, que ficou agendada para o dia 01/02, às 16h, por videoconferência.
Convictos de que os compromissos assumidos serão efetivados rapidamente, em especial quanto ao grupo de risco e abono pecuniário, a representação dos trabalhadores, Sindicato e Comissão, estão prontos para esta nova fase, com a disposição de sempre para lutar pelos direitos de empregados e empregadas da EMPREL.