Paralisação virtual da Dataprev é suspensa e categoria segue em estado de greve
Trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev, que iniciaram a primeira greve virtual nacional no Brasil no último dia 8 de março, decidiram voltar ao trabalho em assembleias realizadas na sexta-feira (12/3). A categoria retoma as atividades, mas continua em estado de greve, o que representa que o movimento poderá ser retomado a qualquer momento, caso a empresa não dê continuidade ao que foi negociado com a Fenadados. O movimento foi forte em todo o país, mas especialmente no Nordeste, o que forçou a empresa a ouvir os sindicatos e a Federação e retomar as negociações.
Depois de ter seus direitos ameaçados, com a suspensão do Acordo Coletivo no dia 26 de fevereiro, a Fenadados acertou que o Acordo será renovado por dois (02) anos (2020/2022), garantindo assim a permanência das cláusulas conquistadas ao longo dos últimos anos.
Além disso, a empresa sinalizou com um reajuste para os salários e se comprometeu em buscar junto à GEAP, por meio de negociações ou pela via jurídica, o retorno do plano de saúde. Em função de decisão unilateral da GEAP, os empregados e empregadas da Dataprev se viram sem assistência médica, muitos com dificuldade em firmar um novo plano, em função da idade, que é o caso dos aposentados.