Prova de vida digital graças a Dataprev e Serpro
– Anualmente dezenas de milhões de idosos e pessoas com deficiência têm que ir às agências bancárias fazer a prova de vida para mostrar ao INSS que seguem vivos e aptos a receber seus benefícios.
– Pensando em ajudar essas pessoas especialmente neste momento de pandemia, Dataprev e Serpro, as empresas públicas que cuidam dos dados dos brasileiros e da T.I criaram a Prova de Vida Digital.
– Uma maneira de ajudar brasileiros que mais precisam evitando deslocamentos às agências.
Como funciona a Prova de Vida Digital
– Basta que o segurado baixe o aplicativo Meu gov.br na loja de aplicativos do sistema operacional do seu celular, e proceda a instalação. O aplicativo utiliza a biometria facial dos beneficiários que possuem Carteira Nacional de Habilitação ou Título de Eleitor registrado nas bases de dados do Denatran e Tribunal Superior Eleitoral, guardadas pelo Serpro.
– Com fotos e informações cadastradas nessas bases, Dataprev e Serpro farão o cruzamento de dados que possibilita que segurados de todo o país possam dar fé de sua vida de maneira digital, sem necessidade do deslocamento até uma agência bancária.
– “Esse recurso tecnológico é de ponta e vem sendo desenvolvido no Brasil por empresas públicas para facilitar a vida dos cidadãos e otimizar o uso dos recursos públicos”, afirma um profissional da Dataprev.
– O procedimento online teve início em agosto de 2020, e na primeira etapa foi liberado para 500 mil usuários. Hoje, o serviço já está disponível para cerca de 5,5 milhões de segurados, porém, o projeto está em expansão e promete alcançar a todos os segurados que possuam ou Título de Eleitor com dados biométricos ou Carteira de Habilitação.
– Saiba mais acessando o link: http://salveseusdados.com.br/prova-de-vida-digital-mais-um-servico-desenvolvido-por-dataprev-e-serpro/