Assembleia do SERPRO aprova construção de mobilização nacional
Atendendo a convocação do SINDPD-PE, na última sexta-feira (16/4) empregados(as) do SERPRO em Pernambuco participaram de assembleia para debater a Campanha Salarial 2021/2022. A pauta da campanha foi apresentada ao SERPRO em meados de março desse ano e até o momento a empresa não apresentou resposta. Da mesma forma, a campanha anterior ainda está estagnada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), aguardando uma posição do SERPRO sobre proposta apresentada pelo mediador das negociações no Tribunal, proposta essa já aprovada pelas assembleias em todos os Estados.
É fundamental uma mobilização articulada e unificada nacionalmente! É preciso fortalecer a defesa dos direitos garantidos no Acordo Coletivo, além de buscar a recuperação das perdas salariais, que vem se acumulando. Registre-se que o último reajuste das cláusulas econômicas ocorreu em maio/2019, repondo apenas 70% da inflação do período entre maio/2018 e abril/2019.
Nesta perspectiva, na assembleia foi apresentada uma proposta conjunta, elaborada pelo SINDPD-PE e OLT, visando unificar o movimento nacionalmente por meio de assembleias e outras formas de mobilização. Precisamos mostrar ao SERPRO que há insatisfação, tanto relativa ao descaso com o ACT, quanto ao desmonte diário da empresa, que vem sendo promovido pela sua direção com o propósito de privatizá-la.
Outro ponto importante da assembleia foi a participação, a convite do SINDPD-PE, de dirigentes sindicais e lideranças de outros Estados. Alguns se manifestaram fazendo análise de conjuntura e apoiando a proposta de unificação das mobilizações. Estiveram presentes lideranças do SINDADOS-BA, SINDADOS-MG, SINDPD-RS, FENADADOS, SINDPD-CE, OLT-SERPRO/MG e Pará.