Pauta da Campanha 2021 dos/as trabalhadores/as em empresas particulares de TI é entregue
O SINDPD-PE encaminhou nessa quinta-feira (1/7) ao SEPROPE, a pauta de reivindicações da Campanha 2021 dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Empresas Particulares de TI. O documento foi aprovado em Assembleia Virtual da categoria, realizada na quarta-feira (30/6) que avaliou o cenário onde vai se desenrolar a Campanha.
Por um lado, a economia afundou em 2020 e o cenário se aprofunda em 2021, mantendo um alto nível de desemprego e pobreza. Enquanto isso, o setor de TIC cresce em volume e faturamento continuamente, nos últimos anos, no Brasil e em Pernambuco, o que tem gerado até dificuldades para as empresas contratarem novos profissionais.
Ao mesmo tempo, a inflação vem numa curva de crescimento acentuada, especialmente nos custos com alimentação, energia e internet, sem perspectiva de redução nos próximos meses, o que impacta fortemente a categoria. Dados que comprovam este cenário foram apresentados na Assembleia pela Coordenadora do DIEESE, Jackeline Natal.
Deslocado para o home office, os trabalhadores e trabalhadoras viram sua rotina familiar alterada, muitas vezes sendo sobreposta pelas atividades profissionais, além do aumento de suas despesas domésticas e adaptação do ambiente familiar para funcionar como local de trabalho.
Conscientes do desafio de realizar a Campanha Salarial, neste cenário e após os debates realizados na Assembleia, a categoria aprovou a pauta de reivindicações que tem como bandeiras:
• Aumento de salários e benefícios de 11,98%;
• Auxílio home office de R$ 200,00;
• Direito de desconexão;
• Saúde do trabalhador e da trabalhadora.
Veja aqui a pauta de reivindicações na íntegra