Trabalhadores/as da EMPREL defendem negociação para home office e plano de cargos
Em reuniões com a direção da EMPREL, realizadas em 14/07 e 20/07, o SINDPD-PE e a Comissão de Funcionários reafirmaram que o melhor caminho para as relações de trabalho é a negociação coletiva das questões de interesse dos trabalhadores da Empresa. Ao mesmo tempo, foi manifestada a discordância com o lançamento de um Plano de Demissão Voluntária – PDV por ato do Prefeito, sem negociação. Da mesma forma, a edição de um Decreto sobre Teletrabalho, sem negociação, sinaliza que a atual gestão municipal não valoriza o diálogo e a participação dos trabalhadores municipais, deixando surpresos todos na EMPREL.
Frente a este fato, a representação dos funcionários da EMPREL tem insistido na continuidade das negociações iniciadas com a Direção desde sua posse, sobre home office; avaliação de desempenho e revisão dos planos de cargos, além da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2021/2022.
Quanto ao Decreto do chamado “Teletrabalho”, que estabelece prazo até 26/07 para a Empresa enviar seu plano de implantação para avaliação e aprovação pela Comissão de Política de Pessoal – CPP, a representação dos trabalhadores defendeu que a diretoria se comprometesse a só enviar à CPP, após a conclusão das negociações que considere os resultados do questionário em andamento, bem como as propostas aprovadas em assembleia com a presença de mais de 100 trabalhadores. Em resposta, a diretoria reafirmou os compromissos estabelecidos em todas as reuniões anteriores da busca de um acordo.
Além desse tema, o Sindicato cobrou urgência no tratamento das pendências, tais como: reunificação das tabelas de valores do plano de saúde; avaliação de desempenho e a unificação dos planos de cargos, com comissões paritárias já montadas; e por último as negociações do Plano de Participação nos Resultados. A empresa relatou que até o dia 30/07 estará efetivada a unificação das tabelas do plano de saúde pela operadora. Também comprometeu-se a retomar os procedimentos para a avaliação de desempenho, do período de novembro a julho, com o agendamento de reunião para dirimir as divergências sobre a distribuição de faixas e mais adiante, da unificação dos planos existentes.
ACORDO PRORROGADO
Merece destaque a definição de assinatura de um aditivo prorrogando o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020, até 31/12/2021 ou assinatura do novo acordo, considerando que a negociação salarial da Prefeitura com o Fórum dos Servidores Municipais ainda não avançou.
Para avaliar a atual situação, o SINDPD-PE convoca todos/as para uma Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá na próxima terça-feira (27/07), às 10h, cujo link será divulgado posteriormente por e-mail e mídias sociais.
As decisões da Assembleia serão levadas à reunião que a representação dos trabalhadores terá com a Direção da EMPREL, no dia seguinte, 28/07, quando discutiremos o home oficce e o anúncio de retorno ao trabalho presencial. Sindicato e a Comissão orientam os empregados e empregadas a não assinarem nenhum termo de compromisso sobre estes assuntos, aguardando os resultados da referida reunião.