A EMPREL Edita Resolução sobre Retorno Presencial e o SINDPD-PE Convoca Assembleia em 02/08
Em 29 de julho, o SINDPD-PE recebeu ofício da EMPREL, informando a continuidade das negociações sobre o teletrabalho e que o retorno ao trabalho presencial, em 02 de agosto, seria apenas para quem completou o ciclo de imunização contra a COVID, conforme proposta apresentada pelos trabalhadores. No mesmo ofício, a empresa propôs nova reunião com o Sindicato e a Comissão de Funcionários para o dia 10 de agosto.
Neste mesmo dia, a empresa editou resolução regulamentando o retorno ao trabalho presencial, de forma escalonada e seguindo o protocolo do Governo do Estado para o trabalho em escritórios, em especial, o distanciamento de 1,5 m entre os postos de trabalho e limite de 50% dos postos de trabalho por ambiente. Na mesma resolução, a EMPREL mantém demais empregados e empregadas em teletrabalho, de acordo com as regras do Decreto 34.741 e da Portaria 815 da Prefeitura.
Trabalhadores e trabalhadoras da EMPREL têm se mobilizado intensamente, nos últimos dias, contra a implantação do teletrabalho, sem um acordo coletivo, assim como com as condições de retorno ao trabalho presencial, realizando assembleias, nos dias 27 e 29 de julho, com a participação de mais de 130 pessoas que reafirmaram sua disposição de negociar coletivamente estes temas, como tem sido prática na empresa, desde 1986.
FÓRUM DOS SERVIDORES QUESTIONA PREFEITURA SOBRE CAMPANHA SALARIAL, RETORNO PRESENCIAL E TELETRABALHO
Na quarta de negociação entre Fórum dos servidores municipais e a Prefeitura do Recife, realizada em 29/07, os sindicatos dos servidores municipais demonstraram sua discordância com a postura da Gestão municipal atual, de impor medidas que atingem os servidores, unilateralmente, a exemplo da reforma da previdência, do PDV e agora do teletrabalho e do retorno ao trabalho presencial. Messias Melo e Dinaldo Lessa, representando o SINDPD-PE, relataram a situação da EMPREL e apresentaram as propostas defendidas pelos seus trabalhadores, exigindo negociação coletiva sobre o teletrabalho e sobre o retorno, em todos os órgãos e entidades da Prefeitura, sendo respaldados pelos demais sindicatos.
Sobre a campanha salarial, a Prefeitura manteve o entendimento que só enviar projetos de lei com impacto econômico em 2022, propondo iniciar as negociações salariais em setembro/2021. O Fórum insistiu na negociação imediata das perdas salariais, que já acumulam 15,61% desde 2019, enquanto a arrecadação de impostos cresceu 8% entre 2019/2020 e a despesa de pessoal foi reduzida.
Mesa específica acontecerá, no dia 19 de agosto, entre o SINDPD-PE, a EMPREL e a SEPLAG sobre a pauta de reivindicações 2021.
NOVA ASSEMBLEIA EM 02/08
Conforme decidido pelos trabalhadores, o SINDPD-PE convocou nova assembleia, a se realizar no dia 02 de agosto, a partir das 9h30, para voltar a discutir o retorno presencial e o teletrabalho. Na ocasião, o sindicato proporá uma atualização da pauta de reivindicações, em especial no que se refere às perdas salariais.
Edital de Convocaçãoda Assembleia [Acesse]