Jurídico do SINDPD-PE garante direito de paciente a home care 24h
Desde a mudança de Plano de Saúde dos trabalhadores/as da DATAPREV da GEAP para UNIMED, algumas pessoas vem encontrando dificuldade no atendimento específico de home care. Isso tem gerado insegurança e transtornos.
Essa situação foi vivenciada por um ex-expregado da Dataprev, cuja esposa convive com vários tipos de enfermidades graves e por conta disso, utilizava o atendimento domiciliar total com cobertura 24 horas da Geap. Durante a transição do plano de saúde, a paciente precisou de internamento na UTI do Hospital Esperança de Olinda e após a alta e retorno ao mesmo atendimento com total cobertura à internação domiciliar, na forma prescrita pelos médicos que a acompanham, o atual plano só assumiu a cobertura de 12 horas, o que acarretava grande transtorno e despesa para o trabalhador titular do plano.
Em função desse absurdo, o SINDPD-PE acionou sua assessoria jurídica, que deu entrada em uma “Ação de Obrigação de Fazer”. No último dia 30 de julho, obtivemos uma importante vitória! Foi deferida liminarmente uma tutela provisória de urgência, com tramitação preferencial pela idade da paciente. Ou seja, a justiça começou a ser feita e a paciente passará a ter a assistência com home care por 24h. A decisão ainda não é definitiva, mas estamos na luta pela sua efetivação.