Em grande Assembleia, trabalhadores/as da ATI aprovam pauta da Campanha 2021
Com a presença de cerca de 130 de participantes, em Assembleia realizada na última quarta-feira (1º de setembro) para debater o retorno ao trabalho presencial e iniciar a Campanha Salarial 2021, os trabalhadores e as trabalhadoras da ATI ratificaram a pauta de reivindicações 2021/2022. O documento foi entregue ao Governo de Pernambuco pelo Fórum dos Servidores do Estado, que reúne a maioria dos sindicatos representativos de funcionários e funcionárias públicos estaduais, no dia 26/8, durante a última Mesa Geral de Negociação. Nesta pauta, o Fórum reivindica a recuperação das perdas salariais, das datas-base de 2019 a 2022, num percentual de 21,40%; além da elevação do vale-refeição para o valor de R$ 23,00, dentre outros pontos. A íntegra da pauta de reivindicações do Fórum pode ser lida aqui (colocar o link).
Por entender que a prioridade é a recuperação do poder de compra dos salários praticados em 01/09/2014, quando ocorreu o último reajuste, a Assembleia aprovou a pauta específica para a ATI, reivindicando um aumento, além do proposto pelo Fórum, de 27,42% nas matrizes salariais; a revisão dos Planos de Cargos de empregados e servidores e a criação de gratificação variável por desempenho.
Com a entrega das pautas, o SINDPD-PE e a ASSERTI pressionarão pelo início imediato das negociações, considerando que a despesa de pessoal do governo estadual está abaixo dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, desde o último quadrimestre de 2020, o que permite a elevação dos salários, a partir de janeiro de 2022. Resultados positivos dependerão fortemente da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras lotados na sede, ou em outros órgãos.
Retorno ao trabalho presencial
Na Assembleia, o SINDPD-PE deu informes sobre as discussões na Comissão Central de acompanhamento da COVID, constituída por representantes do Governo e do Fórum, para definição do calendário e do protocolo de retorno ao trabalho presencial. A previsão é de retorno dos servidores imunizados, com até 65 anos de idade e que não tem duas comorbidades ou mais. Esta discussão poderá ser concluída na próxima reunião da Comissão Central que deverá acontecer no próximo 09 de setembro.
Quanto ao retorno na sede da ATI, o sindicato informou que na Comissão Setorial, os representantes dos funcionários propuseram que fosse feito inicialmente um levantamento das salas e postos de trabalho que têm condições de trabalho, considerando a ausência de ar condicionado, a existência de infiltração e mofo, o estado das instalações elétricas e dos equipamentos, tendo sido agendada uma nova reunião para os próximos dias.
Na conclusão da Assembleia, o SINDPD informou que a Secretaria de Administração sinalizou com uma reunião na terceira semana de setembro para discussão do Plano de Demissão Voluntária para os empregados.