No Brasil e no exterior, Fora Bolsonaro estará mais uma vez nas ruas
Brasileiros e brasileiras ocuparão as ruas de várias cidades no próximo sábado, 2/10, para mais uma vez exigir o impeachment do presidente Bolsonaro. Protestos já estão confirmados em quase 100 cidades do Brasil e do exterior. De acordo com os organizadores – CUT, demais centrais, frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, que integram a Campanha Nacional Fora Bolsonaro – a data será mais um dia de manifestações de massa, a exemplo das anteriores, realizadas desde maio deste ano e que já levaram milhões de pessoas às ruas.
Motivos para o impeachment não falta! O Brasil enfrenta crises econômica, sanitária e social e a população, em especial a mais pobre, é a que mais sente os efeitos da incompetência, do descaso com a pandemia do novo coronavírus, e do autoritarismo de Bolsonaro.
Ao contrário do ‘paraíso’ que Bolsonaro tentou, de forma mentirosa, mostrar em seu discurso na abertura da 76ª Conferência Internacional da Organização Nas Nações Unidas (ONU), o país tem hoje mais de 14,4 milhões de desempregados, a inflação na marca dos dígitos, como há muito não se via e mais de 20 milhões de pessoas passando fome. Com Bolsonaro, mais de dois milhões de famílias entraram em condição de extrema pobreza.
Os aumentos indiscriminados dos preços do alimentos, dos combustíveis e das contas de luz penalizam ainda mais os brasileiros, que sem dinheiro ou com baixa renda viram sua dignidade escoar nos últimos tempos. Soma-se a isso o criminoso enfrentamento à pandemia por parto do governo que negligenciou a compra de vacinas, fez propaganda de medicamentos ineficazes e desdenhou da crise sanitária desde o início – fatores que, juntos, levaram à morte cerca de quase 600 mil pessoas no Brasil.
Ato em Recife
Recife mais uma vez dará seu recado! A mobilização pelo Fora Bolsonaro tem concentração a partir das 9h, na Praça do Derby, com saída da caminhada marcada para às 10h, terminando no pátio do Carmo.
No caso específico dos trabalhadores e trabalhadoras de TI, o grito pelo Fora Bolsonaro vai além do relacionado nesta matéria. A ameaça de privatização do SERPRO e DATAPREV é uma realidade e o sucateamento dessas empresas já está em curso. A devassa dos dados de brasileiros e brasileiras, caso entregues à iniciativa privada, é uma das consequências dessa medida. Mas ainda estão em jogo os empregos de trabalhadores/as que tem uma história de contribuição para o desenvolvimento de sistemas que melhoram a vida dos cidadãos e promovem a inclusão social.
Portanto, neste sábado (2/10), participe da Caminhada #dia2forabolsonaro!Essa luta é de todos/as nós!
Com informações da CUT Brasil