Trabalhadores/as conquistam suspensão da ida obrigatória para o Rio de Janeiro
A situação de 42 empregados/as da Dataprev, transferidos para o Rio de Janeiro em função do fechamento das unidades da empresa em seus estados, foi tratado entre a Fenadados e a direção da empresa, em reunião que aconteceu no último dia 18/3.
Tirados dos seus locais de trabalho e sem opção, a transferência destes empregados/as foi acordada com a empresa no final de 2020, na ocasião do Programa de Adequação de Quadro (PAQ), mas acabou não acontecendo em função da necessidade de isolamento social, em função da pandemia de Convid 19.
Mantidos em seus estados desde então em teletrabalho excepcional, após gestões feitas pelos estados de origem desses/as empregados/as através da Fenadados, a diretoria da Dataprev decidiu avaliar a possibilidade de transferência dessa pessoas para unidades da empresa mais próximas ao seu estado de origem. Isto, caso sua função seja compatível com o teletrabalho. Com essa decisão, os/as empregados/as que perderam seu local de trabalho de forma abrupta, terão a oportunidade de escolher em qual estado pretendem se instalar.
Para a análise do seu caso, as pessoas interessadas deverão encaminhar a solicitação ao e-mail teletrabalho@dataprev.gov.br. A possilidade de manutenção desses/as trabalhadores/as mais próximos de suas cidades é uma grande vitória para os sindicatos! Após tanta instabilidade e ameaça de demissão vivenciada por essas pessoas, nada mais justo que ao menos elas possam escolher a unidade da Dataprev que pretendem ser vinculadas.
Pernambuco foi um dos estados que teve a unidade da Dataprev fechada por decisão unilateral. Portanto, o SINDPD-PE está atento a essa movimentação e dará todo o apoio aos/as empregados/as nesse processo de transição.
Imagem: Agência Brasil