Empregados/as da EMPREL discutem a Proposta de Planos de Cargos
Os empregados e as empregadas da EMPREL discutiram, na quarta 27/04, em assembleia virtual, proposta inicial para a revisão dos Planos de Cargos, apresentada em reunião da representação dos Empregados com o Secretário Executivo de Gestão de Pessoas e a Direção da Empresa.
Com a justificativa de amenizar a discrepância salarial em relação aos salários do mercado de TI e, assim, conter a evasão dos empregados e atrair novos profissionais, foi apresentada a proposta de criação de um no plano de cargos para o qual todos poderiam migrar, opcionalmente, com uma nova tabela contemplando uma elevação significativa dos pisos salariais dos analistas de informática, sistemas e suporte. Nesta nova tabela, os interníveis seriam de 3,5% até a metade da tabela e de 2,55% nos níveis acima, com a progressão por merecimento sendo sempre de apenas uma faixa.
Este novo plano seria formalizado em um Acordo Coletivo de Trabalho, abrangendo as datas-base de 2023 e 2024, sendo implantado em 4 etapas.
Embora tenha causado interesse a um grupo de analistas, por revisar, principalmente e de forma mais satisfatória, os pisos iniciais, a proposta contempla aumentos diferenciados e menores para aqueles enquadrados em níveis maiores do PCCS. Não está claro ainda, qual o tratamento que seria dado aos empregados de nível médio ou administrativo, além das faixas de progressão que constam nas duas últimas etapas de implantação.
Por fim, ao invés de unificar os planos, a criação de um novo plano de cargos, convivendo com os dois atuais, tornará ainda mais complexa e casuística a gestão do quadro funcional, por exemplo, com progressões com interníveis diferenciados (3% para quem ficar nos planos atuais, 3,5% ou 2,55% para quem migrar para o novo) e quantidade diferenciada de faixas de progressão por merecimento.
Resumidamente, dentro da proposta, se busca substituir tanto as perdas salariais dos últimos dois anos, como também a expectativa de negociação e, consequentemente, do reajuste salarial para os próximos dois anos.
Dado o caráter informativo e de esclarecimento, a assembleia apenas ratificou a solicitação de informações complementares, necessárias para uma avaliação completa da proposta, além de solicitar a antecipação, para a próxima semana, da reunião de negociação agendada para o dia 20/05.
É fundamental mantermos o espírito de coletividade, trabalhando consensos a partir das naturais diferenças de interesses envolvidos. Sindicato e Comissão de Funcionários estão imbuídos desse espírito.