Campanha Salarial Dataprev. Na Primeira mesa de negociação, empresa propõe pagar 50% do IPCA
Na segunda-feira (9/05), aconteceu a primeira mesa de negociação com a representação da DATAPREV. A empresa apresentou sua contraproposta para a pauta de reivindicações dos trabalhadores que foi encaminhada no final de Março. A representação dos trabalhadores fará uma análise mais apurada sobre essa contraproposta e se manifestará na próxima mesa, mas saltou aos olhos o item sobre reposição nos salários e benefícios.
A empresa propôs pagar apenas 50% do IPCA do período, num momento em que o acumulado das perdas por este mesmo índice chegou a 12,13%. Esta proposta é inaceitável, e a representação não perdeu tempo e já argumentou, em mesa, sua recusa para esse índice.
Está agendada nova negociação para o dia 16 de Maio, ocasião em que a representação dos trabalhadores irá se manifestar sobre a contraproposta apresentada pela empresa. Também será contundente na defesa da proposta econômica dos trabalhadores, que é a reposição das perdas do período, bem como a recuperação das perdas dos últimos dois anos.
A representação dos trabalhadores questionou ainda a empresa a respeito da proposta da paridade no financiamento do plano de saúde e a apresentação da proposta final relativa à Participação nos Lucros e Resultados/2021. A empresa simplesmente não teve resposta para nos dar.
É inaceitável que a DATAPREV não tenha nenhuma definição sobre estes temas. A representação dos trabalhadores já adiantou que não vai aceitar que haja qualquer espécie de “moeda de troca” desses itens por um reajuste salarial rebaixado.
A campanha salarial está só começando, mas devemos estar preparados para a luta, pois ao que tudo indica não será nada fácil. Além da defesa da recuperação das perdas salariais, junta-se a defesa da DATAPREV PÚBLICA! Teremos pela frente muitas dificuldades a serem enfrentadas e vencidas.
Fenadados, Sindicatos Filiados, Sindppd-RS e Sindpd-SC