Campanha das Empresas Privadas acontecerá com registro de lucro e crescimento na área de TI
As expectativas de baixo crescimento da economia brasileira em 2022 tem aumentado o fosso social, com elevação do desemprego, precarização das relações de trabalho, queda da renda dos trabalhadores, entre outras questões. E é dentro desse cenário que acontecerá a Campanha Salarial das Empresas Privadas de TI 2022/2023.
Em uma análise de atual conjuntura econômica brasileira, escrita especialmente para balizar a Campanha das Empresas Privadas de TI, a Coordenadora Regional do DIEESE, Jackeline Natal, explica que os indicadores já apontavam uma degradação no mercado de trabalho formal e informal brasileiro desde 2019, mas que a pandemia aprofundou essa crise, gerando novas formas de organização de trabalho, como o home office, teletrabalho, “uberização”, entre outros.
Outro fator levantado pela economista que deverá impactar nas negociações é a inflação e o custo de vida. Considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) pesquisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que mede a inflação (variação de preços) para uma família com renda de um a cinco salários mínimos, nos últimos 12 meses encerrados em maio/22, o INPC/IBGE totalizou 11,90%, 0,57 p.p abaixo do acumulado até abril/22, mas que representou mais que o triplo da meta estipulada pelo Banco Central para o índice em 2022.
A Campanha das Empresas Privadas começa num cenário em que dados do Ministério do Trabalho de janeiro a abril/2022 informam que 28% dos acordos e convenções coletivas registrados incorporaram reajustes salariais acima da inflação (com ganho real), 32% tiveram a reposição integral da inflação e quase 41% obtiveram índices inferiores ao patamar inflacionário.
Do ponto de vista setorial, o indicador de volume de Serviços no Brasil registrou crescimento de 13,6% acumulado em 12 meses encerrados em março/22. Os Serviços de Tecnologia da Informação expandiram 24,7% o volume de serviços prestados no mesmo período. A receita nominal de Serviços no país expandiu 18,2%, ficando as Atividades de Serviços de Tecnologia da Informação responsáveis por 27,5%.
Os indicadores regionais seguem trajetória semelhante ao nacional, pois o volume do setor de Serviços em Pernambuco teve crescimento de 16,8%, no acumulado de 12 meses. O segmento Informação e Comunicação cresceu 4,8%, abaixo do índice do setor de serviços, movimento semelhante ao nacional. As Receitas oriundas dos Serviços como um todo aumentaram 22,8% e 8% no segmento Informação e Comunicação no estado.
Dados elencados pela coordenadora do DIEESE demonstram que apesar do cenário econômico adverso, o setor de TIC tem crescido e apresentado lucros das empresas, o que é resultado da força de trabalho da categoria. E é esse dado que não poderemos perder de vista nas negociações deste ano. TI é uma área em ascensão!
Quando entrar setembro, vamos fazer crescer nossa voz, por salários mais dignos e recomposição das perdas!
Confira aqui a análise completa da Coordenadora do DIEESE, Jackeline Natal.
Assembleia
Na próxima terça-feira (21/12) estaremos realizando a primeira Assembleia da Campanha 2022/2023, a partir das 18h, através da plataforma zoom, conforme Edital publicado na página do SINDPD-PE.
Confira aqui o Edital