Trabalhadores/as do SERPRO PE e MG garantem rico debate na mobilização dessa quarta
Em mais uma ação conjunta organizada pelo SINDPD-PE e SINDADOS-MG, os/as trabalhadores/as do SERPRO, Regionais Recife e Belo Horizonte, participaram nessa quarta-feira (13/7) de mais uma Assembleia de mobilização. A atividade estava prevista no calendário nacional de lutas da Campanha Salarial em curso.
O evento foi coordenado pelas direções das duas entidades e contou com a participação da economista e Coordenadora do DIEESE-PE Jackeline Natal, que fez uma excelente análise da conjuntura econômica nacional e as negociações salariais e o advogado Leandro Ghizini Smargiassi, assessor jurídico do SINDADOS-MG, que também, de forma brilhante, falou sobre o tema teletrabalho.
As duas apresentações foram bastante ricas de informações e elucidativas. Ambas esclareceram sobre o cenário em que está ocorrendo a Campanha Salarial do SERPRO e o quanto é ruim para os trabalhadores e as trabalhadoras da empresa, a intransigência da atual direção em não abrir espaço para negociação do teletrabalho.
De acordo com a coordenadora do DIEESE-PE, a conjuntura está sendo desfavorável para a classe trabalhadora devido à atual crise econômica e política marcada pela precarização das relações de trabalho, arrocho salarial, alto índice inflacionário, desemprego e perda de direitos. Sendo poucas as categorias que tem conseguido zerar a inflação (confira aqui os dados apresentados).
Já o assessor jurídico do SINDADOS-MG, demonstrou preocupação com uma proposta de teletrabalho imposta pela direção da empresa. Ele vê riscos de que a proposta não venha a contemplar questões importantes relacionadas à isonomia de direitos, saúde dos/as trabalhadores/as e até mesmo ofereça a ameaça de uma má gestão do quadro de pessoal que realiza o teletrabalho, devido à dificuldade dos gestores em acompanhar e avaliar o desempenho dos respectivos subordinados num trabalho à distância, em determinadas funções e situações.
Salve Seus Dados
Completando a manhã de grandes debates e reflexões, o diretor do SINDPE-PE Reinaldo Melo Soares e o membro da OLT-Serpro-BH Alexandre Henrique Vieira, fizeram uma explanação sobre a bem sucedida campanha “Salve Seus Dados”. Ambos ressaltaram que o trabalho realizado até o momento tem sido muito importante para a conquista de aliados na luta dos/as trabalhadores/as do SERPRO e da Dataprev, contra a privatização das empresas e em defesa da soberania digital do Estado brasileiro e do sigilo dos dados dos/as cidadãos/ãs.
Ao final, foi reforçada a necessidade de que cada trabalhador e trabalhadora presente à Assembleia converse com os/as demais colegas, convidando cada um e cada uma a participarem das mobilizações que estão acontecendo, pois só assim haverá chance de reverter esse quadro adverso, ou mesmo conseguir reduzir as perdas que a direção da empresa e o atual governo querem lhes impor.
A próxima mobilização nacional será realizada no próximo dia 20/7, de forma virtual e é fundamental a participação de todos e todas. Juntos, trabalhadores e as trabalhadoras do SERPRO, precisam mostrar sua insatisfação com a intransigência da direção da empresa e exigir dela uma negociação séria e imediata. Contamos com sua participação!