Negociação e Assembleia dos/as trabalhadores/as em empresas privadas de TI serão na terça, 13/9
Está agendada para a próxima terça-feira (13/9), uma nova mesa de negociação com o sindicato patronal, para tratar da Campanha Salarial 2022 dos/as trabalhadores/as em Empresas Privadas de TI. Neste momento, o patronato deverá apresentar nova proposta de reajuste dos salários e benefícios, pois apesar da mobilização da categoria, as empresas insistiram em só retomar as negociações após a divulgação da inflação acumulada anual.
Nesta sexta (9/9), o IBGE divulgou que o IPCA de agosto/2022 foi negativo (- 0,36%). Assim o IPCA acumulado entre 09/21 e 08/22, ficou em 8,73%. Já o INPC de agosto/2022, também negativo, foi de -0,31% e o acumulado 8,83%. Antes da interrupção das negociações, o Patronal apresentou proposta de 8,3%, enquanto a assembleia da categoria contrapôs 12% de reajuste, além de tíquete no valor de R$ 33,00.
Nas mesas anteriores, já foram acordadas as seguintes alterações na Convenção Coletiva:
• Na aplicação do reajuste, só poderão ser compensadas antecipações salariais, assim não poderão ser compensadas promoções;
• Garantia da aplicação da gratificação de 40% também sobre o abono pecuniário;
• Ampliação do prazo para requisitar o auxílio-funeral de 15 para 30 dias;
• Garantia de um fim de semana integral, a cada bimestre, para quem trabalha em turno ininterrupto;
• Ampliação do gozo do intervalo de amamentação de 9 para 12 meses da criança;
• Homologação obrigatória pelo sindicato das rescisões de contrato de quem ganha até R$ 5.500,00.
Na próxima terça-feira, 13/09, às 18h30, será realizada Assembleia virtual para avaliação da mesa de negociação e deliberação dos próximos passos da Campanha, em link que será divulgado antecipadamente.
É fundamental a presença de todos e todas na Assembleia! Só com uma forte mobilização coletiva será possível garantir aumento real de salários, além de outras conquistas importantes para a categoria. Participe!