Trabalhadores/as nas empresas privadas de TI garantem 9% de reajuste e tíquete de 33 reais
Em assembleia realizada na última terça-feira (13/9), os/as trabalhadores/as nas empresas privadas de TI analisaram a proposta patronal de reajuste de 9% nos salários e demais cláusulas econômicas, mas condicionaram a aceitação a elevação do valor facial do tíquete de 29 para 33 reais. A proposta foi encaminhada ao SEPROPE (veja aqui o ofício).
Em contato na manhã desta quinta-feira (15/9), o SEPROPE informou que a proposta dos/as trabalhadores/as foi aceita pelas empresas, em Assembleia realizada ontem à noite (14/9). No ofício enviado (leia aqui o documento do SEPROPE) o Sindicato patronal informou também que aceitou a inclusão na Convenção, da garantia de um fim de semana integral, a cada bimestre, para quem trabalha em regime de 12 x 36.
Com o reajuste de 9% nos salários e demais cláusulas econômicas, a categoria garantiu um pouco mais que a recuperação das perdas salariais dos últimos 12 meses (IPCA de 8,73%). Já o novo valor do tíquete representa 13,8% de reajuste.
Além dos itens acima, já havia sido acordado entre as partes:
• Na aplicação do reajuste, só poderão ser compensadas antecipações salariais, não podendo ser compensadas promoções;
* garantia de um fim de semana integral, a cada bimestre, para quem trabalha em turno ininterrupto
• Garantia da aplicação da gratificação dos 40% das férias também sobre o abono pecuniário;
• Ampliação do prazo para requisitar o auxílio-funeral de 15 para 30 dias;
• Ampliação do gozo do intervalo de amamentação de 9 para 12 meses da criança;
• Homologação obrigatória, no Sindicato, das rescisões de quem ganha até R$ 5.368,00.
Na campanha salarial deste ano, foram realizadas Assembleias virtuais com grande participação, além de manifestações virtuais que chegaram a contar com a presença de mais de 2 mil participantes. Foi esse engajamento que garantiu um reajuste superior à inflação acumulada, percentual que poucas categorias têm conquistado. Portanto, a experiência demonstra que os/as trabalhadores/as em empresas privadas de TI devem aumentar sua mobilização e se preparar para uma Campanha Salarial 2024 com mobilizações mais fortes, inclusive presenciais. Valeu a luta!
Logo após a assinatura e registro no Ministério do Trabalho, o Sindicato divulgará os novos valores dos pisos salariais e demais benefícios, além das outras conquistas da Campanha Salarial.