Campanha de Luta Contra a AIDS é lembrada neste mês de dezembro
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial da Saúde, mas no Brasil, o Dezembro Vermelho foi criado em 2017 como uma mobilização nacional para a prevenção ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Ao longo do mês, são realizadas várias atividades e campanhas no sentido de incentivar a prevenção e combater o preconceito aos soropositivos.
Equidade nas ações
Neste ano 2022, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) está trabalhado o tema Equidade Já, um convite para que se ponha em prática ações efetivas necessárias para combater as desigualdades e assim, ajudar acabar com a AIDS. Após quatro décadas de resposta ao HIV, as desigualdades ainda são persistentes nos serviços mais básicos, como prevenção, diagnóstico, tratamento e, principalmente, no acesso às novas tecnologias.
Dados do UNAIDS sobre a resposta global ao HIV revelam que durante os últimos dois anos, pontuados pela COVID-19 e outras crises globais, o progresso da resposta à pandemia da AIDS tem falhado e os recursos têm diminuído. Como resultado, milhões de vidas estão em risco. A entidade alerta que faltam apenas oito anos para o fim do prazo da meta de acabar com a AIDS como uma ameaça global à saúde.
Com informações do UNAIDS e rádio SENADO