Trabalhadores/as da BBTS promovem dia nacional de paralisação
Nesta quarta-feira (14/12), os/as trabalhadores/as da BBTS promoveram uma paralisação nacional da categoria programada para o período das 8h às 18h. Durante a manhã foi realizada uma palestra sobre Periculosidade e Insalubridade, que contou com a contribuição do assessor jurídico do SINDADOS/MG, Luciano Pereira.
Após o depoimento de trabalhadores/as e representantes sindicais de vários estados (MG, RN, MA, BA e GO), o assessor do SINDADOS sugeriu que seja elaborado um dossiê levando em consideração justificativas utilizadas pelos estados que já ingressaram com Ações na justiça buscando esse direito, processos vitoriosos e jurisprudência.
O objetivo do dossiê é contribuir para o ajuizamento da Ação coletiva buscando a garantia do pagamento da periculosidade. “Se conseguirmos reunir informações será um passo importante para substituir as ações coletivas, pelas individuais, que ao meu ver, devem ser centralizadas pela FENADADOS”, defendeu Luciano.
Como haverá comando de Campanha nesta quinta-feira (15/12) as 16h, deliberou-se no Ato que o representante do SINDPD-PE, Dinaldo Lessa, levará para a esta reunião a proposta de manutenção de paralisação para a próxima segunda-feira (19/12).