Governo do Estado deixa TI Pública sem gestão
Na manhã de 03 de janeiro, trabalhadores/as da ATI foram surpreendidos/as pelas medidas anunciadas pela Governadora Raquel Lyra, através do Decreto 54.393, exonerando todos os cargos comissionados e funções gratificadas do Poder Executivo, determinando retorno dos cedidos aos órgãos de origem e cancelando licenças vigentes de servidores/as.
Na opinião do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de Pernambuco – SINDPD-PE, a adoção de medidas de adequação da Gestão Pública ao programa de governo eleito democraticamente, pelos pernambucanos, assim como a escolha dos gestores que serão encarregados de executá-lo é natural, no entanto, o referido Decreto colocou em risco o funcionamento dos serviços públicos, inclusive aqueles que não podem ser descontinuados.
A exoneração de toda a gestão da Tecnologia da Informação do Poder Executivo Estadual deixa sem responsáveis a Rede PE Conectado, o Datacenter da ATI e os principais sistemas corporativos. Da mesma forma, o retorno imediato dos funcionários/as cedidos/as, pela ATI, a outros órgãos poderá paralisar a TI da maioria dos órgãos.
Sem dúvidas, a falta de diálogo com os funcionários públicos e seus sindicatos não é uma boa prática e esperamos que não se torne marca do atual governo, por isto, o SINDPD-PE se somará aos demais Sindicatos do Fórum dos Servidores Estaduais, coordenado pela CUT, na solicitação de uma audiência urgente com a Governadora Raquel Lyra.
Recife, 03 de janeiro de 2023
DIREÇÃO DO SINDPD-PE