Aprovadas propostas de PE para pauta da Campanha 2023 do SERPRO e Dataprev
Trabalhadores/as do SERPRO e Dataprev participaram de Assembleias nessa terça-feira (14/3), quando foi dado o pontapé inicial das Campanha 2023/24 das empresas. Reposição das perdas salariais; garantia e ampliação de direitos e benefícios e a manutenção do caráter público das empresas, foram os eixos aprovados pela categoria, que ao longo das últimas Campanhas vem perdendo conquistas históricas. Benefícios cortados, fechamento de unidades e ameaça de privatização foi a realidade vivenciada pelos/as trabalhadores/as dessas empresas ao longo dos anos.
Resgatando o cenário do ano passado, trabalhadores/as do SERPRO, concordando com a avaliação do SINDPD-PE, consideraram que Campanha 2022 foi simbólica, pois garantiu uma vitória histórica da categoria no TST, mas também foi marcada por acumular perdas. No caso da Dataprev tivemos uma vitória importante em relação ao valor do reembolso do plano de saúde, mas precisamos recuperar as perdas salariais dos últimos anos.
Durante as Assembleias do SERPRO e Dataprev foram discutidas propostas que serão levadas à Plenária Nacional da Fenadados, que acontece nos dias 24 e 25 de março, em Brasília (DF). Representarão Pernambuco na Plenária o presidente do Sindicato, Reinaldo Soares e um representante da base, Tiago Araújo, pelo SERPRO. E pela Dataprev, a diretora do SINDPD-PE, Maria José Torres.
Eixos SERPRO
Durante a Assembleia, trabalhadores/as do SERPRO aprovaram os eixos principais da Campanha 2023 e que seguem como sugestões de Pernambuco para compor a pauta nacional da Campanha. São eles:
– Opção de trabalho remoto para todos/as os/as trabalhadores/as;
– Retorno do anuênio e licença prêmio para novos concursados;
– Defesa do SERPRO como empresa pública;
– Defesa dos empregos;
– Realização de concurso público;
– Reposição de perdas de maio/2022 a abril/2023;
– Retomar comissão paritária de saúde – para buscar redução no plano e outras questões em defesa de direito do trabalhador.
Eixos Dataprev
Durante a Assembleia os/as trabalhadores/as da Dataprev também definiram os eixos de Campanha. Eis:
– Retorno do anuênio e licença prêmio para novos concursados;
– Defesa da Dataprev como empresa pública;
– Defesa dos empregos;
– Realização de concurso público;
– Reposição de perdas de maio/2022 a abril/2023;
– Isonomia de direitos para trabalhadores/as novos e cedidos;
– Outras questões em defesa de direito do trabalhador.