CUT reúne trabalhadoras e planeja ações em defesa da mulher
Discutir e planejar as ações da Secretaria Nacional da mulher trabalhadora, das secretarias das CUTs e dos Ramos. Com esse objetivo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) reuniu mulheres sindicalistas nessa quarta e quinta-feiras (15 e 16/3), em São Paulo. Durante os dois dias foram realizadas várias mesas de debate, quando foi discutida a inserção das mulheres no mercado de trabalho; as pautas das mulheres nas CCTs e ACTs e outros temas.
Com a conclusão dos debates, as mulheres trabalhadoras decidiram focar na defesa das ratificaçôes das Convenções 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – contra os assédios no ambiente do trabalho e 156 – trata da divisão do trabalho doméstico e de cuidados; defender o PL da igualdade, anunciado pelo governo federal no último dia 8 de março, entre outras questões relativas ao mundo do trabalho.
A Secretária de Mulheres da CUT-PE e diretora do SINDPD-PE, Liana Araújo, foi uma das participantes do Planeamento e considerou a iniciativa de grande importância. “Foi um encontro bastante representativo, com a participação de várias categorias e estados, onde nos reunimos para organizar e otimizar as atividades que ocorrerão no próximo período”, registrou Liana.