Plenária de Campanha do SERPRO e Dataprev define eixos e aprova itens da pauta de reivindicações
Dirigentes sindicais e trabalhadores/as de todo o país participaram nos dias 24 e 25/3, em Brasília, de uma Plenária Nacional da Campanha do SERPRO e Dataprev 2023. A mesa de abertura contou com a presença da deputada federal Érika Kokay (PT/DF), que se comprometeu em defender as empresas públicas, que são fundamentais para o país. A plenária contou também com palestras do DIEESE, que abordou o cenário econômico do país e do assessor jurídico da Fenadados, o advogado Marthius Sávio Cavalcante Lobato, que destacou a necessidade de intensificar a luta pela revogação da reforma trabalhista e reforçou que é necessário garantir os direitos coletivos, pois os mesmos garantem os direitos individuais da classe trabalhadora.
Durante os debates da Plenária, foi escolhida a próxima quinta-feira (30/3), como a data para entrega da pauta de reivindicações e definido o dia 2/5, como data para a realização de um Dia Nacional de Lutas, com atividades e Assemleias em todo o país.
Foram aprovadas ainda as propostas encaminhadas pelos estados para a composição da pauta de reivindicações, após a realização das assembleias, que basicamente consiste na isonomia de direitos entre empregados novos e antigos; auxílio teletrabalho e combate à terceirização para a Dataprev e Plano de Saúde e Teletrabalho, para o SERPRO. A plenária também aprovou os principais eixos de Campanha que se relacionam com as empresas. São eles:
Eixos Gerais
– Revogação da Reforma Trabalhista e previdenciária;
– Revogação das leis das terceirizações;
– Luta em defesa da democracia, dos direitos fundamentais e promoção da cidadania digital;
– Fortalecer o sindicalismo autônomo e independente frente aos governos, em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Eixos Específicos
– Recuperar direitos do ACT;
– Recomposição dos salários e dos benefícios;
– Criação de um Grupo de Trabalho, para acompanhar e defender medidas relacionadas ao Plano de saúde;
– Reabertura dos escritórios e regionais da Dataprev e anistia com retorno dos demitidos;
– Fortalecimento das empresas públicas e seu papel estratégico para o Brasil, com uma administração humanista e social;
– Reabertura dos escritórios e regionais do Serpro.
Prioridades em PE
Dentro do leque de prioridades relacionadas na plenária, a direção do SINDPD-PE apontou algumas questões como primordiais para o fechamento da Campanha 2023. Em relação ao SERPRO são prioridade a Garantia da qualidade e manutenção do PAS e Inclusão do formato de teletrabalho no ACT. Para a Dataprev, as prioridades são a Isonomia de direitos entre empregados cedidos, novos e antigos; teletrabalho e para atividade física e combate à terceirização.