Primeira reunião da Campanha 2023/2024 aconteceu nessa quarta
Foi realizada nessa quarta-feira (27/4), a primeira mesa de negociação entre o SERPRO e a coordenação da Campanha 2023/2024. Numa clara mudança de postura, com relação às negociações ocorridas nos últimos anos, a mesa contou com a presença do presidente do SERPRO nomeado recentemente, que abriu a conversa apresentando a comissão de negociação da empresa e afirmando que pretende renovar as relações com a representação dos trabalhadores. Na reunião, também foram apresentados os nomes da Fenadados e dos sindicatos que irão compor a comissão de negociação, representando a categoria nacionalmente.
Nessa primeira conversa, o SERPRO referendou a decisão de prorrogar o ACT 2022/2023 por trinta dias, com a garantia de todos os direitos, inclusive o abono social (APPD). A posição já havia sido externada em documento encaminhado à Federação. Mesmo se tratando de uma conversa inicial, a representação dos trabalhadores e trabalhadoras relatou algumas questões da empresa que precisam ser tratadas na Campanha deste ano, como a implantação definitiva do Trabalho Remoto; problemas com o plano de saúde (PAS) e PDV; além de alterações recentes no Plano de Cargos e Salários relacionadas ao cargo de analista.
A próxima reunião entre as partes ainda não tem data definida. No entanto, o SERPRO se comprometeu a apresentar no próximo encontro uma proposta sobre cláusulas que acredita-se que há consenso. As demais serão discutidas em mesa.
Esperamos que a impressão passada pelos negociadores e pela direção da empresa nesta primeira reunião, sobre a disposição de realizar uma negociação ágil e produtiva, seja concretizada durante toda a Campanha Salarial. Em todo caso, é importante que os/as trabalhadores/as estejam atentos/as e participem da campanha com o mesmo espírito de luta demonstrado no ano passado.