Dataprev insiste em dividir trabalhadores/as com restrição de direitos
A Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev chegou a um impasse. A estratégia da empresa tem sido de dividir a categoria, garantindo alguns direitos a apenas uma parcela da empresa. Uma das prioridades da Campanha 2023 é resgatar esses direitos retirados no ACT 2020/2022, tais como o abono de seis dias, o anuênio e a licença-prêmio para os/as novos/as empregados/as, mas a empresa insiste em manter essa desigualdade.
Além disso, sem se adequar à nova realidade do mundo do trabalho, a Dataprev não aceita inserir no ACT2023/2024 as cláusulas novas do teletrabalho/home office, vindas através de emendas da maioria dos Estados aprovadas na plenária de campanha. A proposta de distribuição da PLR 2022 com 30% linear e 70% proporcional, também é mais uma iniciativa da empresa que aposta na divisão e no enfraquecimento da Campanha.
Reajuste econômico
A proposta econômica ainda está aquem do que foi apresentado em mesa, pois o INPC foi o menor índice do período, abaixo do IPCA. A reivindicação da categoria é também de recompor as perdas do governo passado que totalizam 4,21%, retroativo à data-base de maio/2023.
Saúde
Sobre a proposta da Dataprev em relação ao plano de saúde, a representação dos trabalhadores entende como importantes os avanços apresentados pela empresa, apesar de que ainda continuem tendo trabalhadores com dificuldades para acessar os planos de saúde privados por conta da questão financeira. Reivindicamos também que os impactos nos valores sejam pagos retroativamente.
Nesse sentido, a Fenadados e seus sindicatos reafirmam o compromisso pelo restabelecimento dos direitos dos trabalhadores da Dataprev, que vem sendo retirados, especialmente no último ACT e vai dar continuidade às negociações com a empresa, a fim de garantir avanços.