Mobilização será fundamental para avanço na Campanhas das Empresas Privadas de TI
Trabalhadores e trabalhadoras em empresas privadas de TI participaram na noite dessa terça-feira (1º de agosto) da segunda Assembleia da Campanha 2023, quando a direção do SINDPD-PE detalhou o resultado da segunda mesa de negociação com o patronato, realizada na segunda (31/7). A reunião mais uma vez não trouxe avanços. Mesmo entregue há mais de 30 dias, ainda não houve resposta à pauta de reivindicações e uma nova rodada de negociação foi agendada para a próxima segunda-feira (7/8). Mas caso necessário, para garantir que a Campanha avance, a base ratificou a decisão de buscar a mediação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). A direção do Sindicato está avaliando o momento certo de adotar essa medida.
O patronato adota essa postura em um momento em que o setor está distante de vivenciar uma crise. No ano de 2022 houve um crescimento de 29% em pessoal e faturamento no Porto Digital. Mesmo com a tendência de queda da inflação, prevista para 4,67% para o mês de setembro/2023, é importante lembrar que a maioria das categorias vem conquistando ganhos reais na data-base, o que demonstra que é possível e viável um reajuste para as cláusulas econômicas acima da inflação.
Mas garantir um resultado positivo na Campanha depende prioritariamente da participação da categoria! Sem mobilização, presença nas Assembleias e engajamento da base, a Campanha não avança e o patronato seguirá desvalorizando sua força de trabalho e acumulando lucros. É importante que todos e todas acompanhem as informações repassadas pelo sindicato e participem das Assembleias.
“O homem coletivo sente a necessidade de lutar” e só dessa forma teremos uma Campanha vitoriosa!