Governo estadual ignora servidores e Assembleia da ATI rechaça posição
Frustração! Esse foi o sentimento dos sindicatos que compõem o Fórum Estadual dos Servidores ao participar de mais uma reunião da Mesa Geral de Negociação Permanente na última quarta-feira (30/9). Foram 17 entidades sindicais presentes, além da CUT Pernambuco e do DIEESE e pelo governo do Estado, diversos Secretários. Apesar disso, o resultado da reunião foi mais uma vez frustrante.
Na Mesa, o Governo do Estado não respondeu à pauta de reivindicação, entregue pelo Fórum dos Servidores em abril passado, da qual constam as propostas de reajuste salarial de 7,2%, reajuste nos valores do Vale-Refeição e Diárias, investimento no SASSEPE, concurso público nas diversas categorias e revisão dos planos de cargos das categorias, além da atenção aos pisos da educação e enfermagem.
No lugar de dar respostas à nossa pauta, o governo apresentou uma proposta de metodologia de negociação, sem apontar nenhum real de reajuste. E ainda, tentando dividir as categorias, sinalizou para discutir isoladamente seus planos de cargos e salários com repercussão financeira, a ser implantada parceladamente em cada mês de junho até o ano de 2026, sem garantia de repercussão em junho de 2023 e sem a negociação anual da reposição da inflação. Ou seja, depois dessa negociação específica, nenhum sindicato poderia voltar a negociar antes do ano de 2027. Quanto ao vale-refeição e diárias, o Governo propôs discutir em outubro, sem sequer acordar a data.
De antemão, o Fórum dos Servidores Estaduais refutou qualquer proposta neste sentido, sem que os critérios de reajustes estejam claros, uma vez que ela pode incorrer em prejuízos para os trabalhadores. A luta é pelo reajuste anual acima da inflação e reposição das perdas salariais.
Assembleia
A postura do governo do Estado de total descaso às demandas apresentadas pelos servidores estaduais também foi rechaçada pelos trabalhadores e trabalhadoras da ATI durante Assembleia nessa quinta-feira (31/8). A categoria avaliou a posição como negativa e aprovou em Assembleia buscar uma mesa com a direção da ATI para tratar de reivindicações que dizem respeito apenas aos/às trabalhadores/as da empresa. Também ficou decidida a realização de Assembleia no momento em que o Fórum dos Servidores definir um novo calendário de mobilização, após a formalização da proposta pelo governo do Estado.
Assim que houver novidades, a direção do SINDPD-PE informará à categoria. A Campanha só vai andar, se você participar!